• Post author:

O Arquivo Contemporâneo de Ipanema lançou, nesta quarta-feira (27/10) o livro “Bernardo Figueiredo: designer e arquiteto brasileiro” da editora Olhares. Para celebrar, o empresário João Caetano inaugurou, no mesmo dia, nova vitrine e uma exposição com 18 móveis assinados por Bernardo (1934-2012), ambientados na própria loja, incluindo três reedições inéditas: a cadeira Prima, a mesa de centro Joá e a mesa lateral Leblon.

Mesa lateral Leblon

 

Escrito por Maria Cecília Loschiavo dos Santos (professora titular de Design da FAUUSP), Amanda Beatriz Palma de Carvalho (doutora em Design) e Karen Matsuda (mestre em Design), a publicação faz parte do projeto idealizado e produzido por Angela Figueiredo (produtora cultural, atriz e filha de Bernardo), com supervisão de Adriana Figueiredo (cineasta, atriz, tradutora e filha de Bernardo).

Poltrona Carioca

 

A narrativa do livro parte do ambiente em que Bernardo cresceu, se formou e iniciou sua vida profissional, nos anos 1950, no Rio de Janeiro. A partir disso, faz uma revisão sobre sua atuação em capítulos sobre o design de móveis no auge da produção moderna; seu protagonismo no projeto do Palácio do Itamaraty, em Brasília (quando conviveu com Oscar Niemeyer, Burle Marx, Athos Bulcão, Bruno Giorgi, Sergio Rodrigues e Joaquim Tenreiro); sua arquitetura, que inclui dezenas de edifícios no Rio de Janeiro; entre outros legados.

Fotos André Pinnola

 

Heloisa Amaral Peixoto, João Caetano, Maria Candida Machado e Rui Martinelli

 

Detalhe do livro – Foto André Nazareth

 

Bel Lobo e João Caetano

 

Andre Nazareth, Angela Figueiredo, Mila Rodrigues, Otavio Nazareth

 

Vanessa Borges e João Caetano

 

Ana Luiza Jardim e João Caetano

 

Vitrine – Arquivo Contemporâneo – Foto André Nazareth

 

Mayene Precioso e Yasmin Monerat

 

Adriana Figueiredo e Marise Kessel

 

Luiz Fernando Grabowsky e Marcia Müller