• Post author:

Depois de 12 edições de sucesso entre São Paulo e Belo Horizonte, a mostra Modernos Eternos faz sua primeira edição carioca de 7 a 21 de setembro, no Museu da Moda – Casa ZuzuAngel, com direção geral e curadoria de Sergio Zobaran. A ‘Modernos’ acontece em parte como uma exposição presencial de moda nos salões do museu e, na íntegra, de forma virtual, na internet.

A exposição apresenta trabalhos de arquitetos, designers, cenógrafos, artistas plásticos e paisagistas, abrindo assim o leque de profissionais de diversos estados brasileiros ligados à criação, com total liberdade de expressão em seus respectivos espaços assinados. E sua sede, este ano, é a Casa Zuzu Angel, bela e grandiosa construção de arquitetura eclética da primeira metade do século 20, erguida sobre as ruínas de uma casa colonial dos anos 1800 na Usina, bairro da Zona Norte do Rio. 

CASA ZUZU ANGEL – Foto Marco Rodrigues

“O “mix and match” do novo e do antigo e a sustentabilidade são o DNA da marca desde 2014, em mostras inovadoras no setor  porque não preveem obras e descarte de materiais. As diferentes edições – paulistas, mineiras e agora a carioca – visam ainda a preservação e a melhor manutenção dos prédios que ocupam a cada ano, como museus, mosteiro e convento, colégios e faculdade, além de casas emblemáticas, preferencialmente tombadas, de arquitetura variada – do Colonial ao Modernismo -, em cada cidade onde estamos”, diz o empresário, sócio-fundador e curador paulista, criado no Rio, Sergio Zobaran. 

“Abrimos portas, janelas, escadarias, pátios e sorrisos para a primeira edição carioca da mostra anual Modernos Eternos”, diz Hildegard Angel, que tem instalado, em sua propriedade de arquitetura eclética, o Museu da Moda – Casa Zuzu Angel. Com um acervo de roupas imbatível e impecavelmente preservado, ali funciona também o Instituto Zuzu Angel, com suas inúmeras atividades – de cursos e seminários internos e externos a exposições de peso e eventos culturais, profissionais e sociais que reúnem grandes nomes da moda nacional e internacional.

A MOSTRA ESTÁ NA MODA

Com a campanha publicitária que tem como mote “A mostra está na moda”, a Modernos Eternos chega ao Rio com sua estrutura leve e, ao mesmo tempo, histórica e com profundidade, despertando o interesse do público pelos temas que aborda. Neste ano, a edição de estreia naturalmente privilegia a moda, com a criação de uma grande exposição nos salões térreos da casa, além de percorrer largamente o Ecletismo, estilo arquitetônico do local e de prédios/monumentos em todo o Brasil, que terão suas histórias abordadas em palestras e debates nas plataformas de comunicação eletrônica através de lives, podcasts, webinars e, se possível à época, também de forma presencial.

INSTITUIÇÕES DO SETOR APOIAM

MODERNOS ETERNOS RIO 2021 acontece de 7 a 21 de setembro em dois modelos: com todos os seus espaços, virtualmente, no site modernoseternosrio.com.br, em construção na internet, e presencialmente, na Rua Rocha Miranda, 53 – Usina, Rio de Janeiro, com a exposição física de moda em homenagem à estilista mineira Zuzu Angel (1921-2021), cujo centenário de nascimento se comemora no dia 5 de junho. 

A mostra tem apoios institucionais do UIA 2021/Congresso Internacional de Arquitetura; da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro; e das associações das classes de designers de interiores, a ABD, e de escritórios de arquitetura, a ASBEA; além do próprio Instituto Zuzu Angel, na cessão do uso de sua sede própria.

CASA ZUZU ANGEL – Foto Marco Rodrigues

 

CASA ZUZU ANGEL – Foto Marco Rodrigues