Na semana passada fomos eu e conhecer com minha amiga Raquel Guerreiro, arquiteta e decoradora, conhecer as novas instalações do restaurante D`Amici, na Barra da Tijuca. O restaurante com nova administração fica no mesmo lugar onde funcionava o restaurante Borsalino. Um lugar muito agradável com uma extensa varanda ao ar livre onde nós ficamos para o almoço.
Fomos recebidos pelo Maitre Renato, uma simpatia. Raquel pediu um vinho branco gelado e eu fui de limonada, tipo bem caseira, que é minha bebida predileta para um almoço nesses dias. Uma cesta de pães chegou á mesa com focaccia e pizza bianca e uma sardella deliciosa daquelas que o pimentão aparece lá no fundo, destaca o sabor da autêntica sardella. #amosardella.
O papo fluiu e lembrança do restaurante D`Amici no Leme rondou a conversa. Elegantes, gourmands, boêmios todos atracavam no simpático restaurante e muitos confiavam nas dicas do experiente sommelier Valmir Pereira. A adega era espetacular tinha os melhores vinhos do mercado carioca.
Para começar os trabalhos chegaram aspargos frescos envoltos em presunto cru e fatias generosas de grana padno amolecidas pela manteiga clarificada e uns pingos de azeite trufado. Tudo perfeito. Poderíamos comer repetidamente sem medo ser feliz. Tudo delicado e nada sem perder o sabor. Mesmo com o óleo trufado nada perdia seu sabor. Um deleite.
Rimos muito. Lembrei que encontrei Carmem Mayrink Veiga no D`Amici do Leme e ela usava um colar de multi fios de peridoto com dois fechos de ouro grandes. Espetacular. Perguntei, de quem era? Ela respondeu: É meu, e me olhou com aquele surpreso e eu ri e ela riu e disse que tinha mandado fazer. Raquel me contou outras estórias. Bem, é melhor eu não contar. Por enquanto…
Fomos de gnocchi frito com um molho de gorgonzola e crispies de carne seca. Maravilhoso, o molho do sabor correto e o crisp sequinho e o gnocchi no ponto. Leve casquinha e cremoso por dentro. Outra bola dentro. Aproveitei depois para conhecer o interior do restaurante e admirei o mural painting do Ziraldo. Uma cena da boemia carioca grande com vários personagens da nossa cidade.
Ambiente claro e clean várias mesas ocupadas. Uma mesa na varanda interna com dez mulheres colocando o papo em dia. Como é bom ver a vida social voltando aos poucos ao seu normal.
Para finalizar pedimos o polvo com champagne e risoto de tomate seco. O chef Jessé Valentim veio na mesa para nos cumprimentar. Uma simpatia. Adoro quando o chef vem á mesa. O risoto delicioso e o polvo que poderia ser grelhado ao invés de cozido no molho. Falamos para ele. Talvez se não tivéssemos comido tanto e tão bem antes.
Fomos aos doces, porque um doce por dia que mal faz? Tiramisú para mim e folheado de morangos para Raquel. Massa do folheado boa crocante, creme patissier bom também e coulis de morango e meu tiramissu leve e gostoso.
Almoço chique e divertido e o restaurante D`Amici está super correto com atendimento excelente e uma comida que só tende a ficar cada dia melhor.