• Post author:
Ontem(06/10) Teve início na noite desta quinta-feira (06/10) o Festival do Rio 2022, patrocinado pela Shell e a Prefeitura do Rio, até o dia 16 de outubro serão exibidos mais de duzentos filmes, sendo que oitenta são produções do cinema brasileiro. Na sessão de abertura, no Cine Odeon,- Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – palco de exibições e noites de gala em diversas edições do Festival. 
Na noite de gala dessa edição foi exibido o  novo filme de Sam Mendes, “Império da Luz”, que ainda nem foi lançado no circuito internacional. É um filme comovente sobre os melancólicos funcionários de um cinema, ambientado na década de 1980, uma época onde a sala de cinema ainda era o melhor lugar para se ver um filme.
Na sessão de abertura, que teve a atriz Zezé Polessa como mestre de cerimônia, as produtoras do evento Walkiria Barbosa e Ilda Santiago destacaram que uma das principais funções do festival deste ano é  estimular o público a voltar a assistir os filmes nas salas de cinema. E lembraram que  o Festival estará desfalcado de algumas das melhores salas da cidade, simplesmente porque os cinemas estão fechados: as cinco salas do Cinépolis da Lagoa, as duas do Cine Roxy e as duas do Estação Net  Ipanema. Os filmes do festival serão exibidos  no Estação Net Gávea, Estação Net Botafogo, Estação Net Rio, Cine Odeon, Kinoplex São Luiz e Reserva Cultural Niterói.

 

Zeze Polessa
O engenheiro Cristiano Pinto da Costa, presidente da Shell Brasil, empresa que está patrocinadora do festival, foi chamado ao palco e fez um belo discurso enaltecendo as artes e a produção cultural do Brasil. E anunciou, em primeira mão, a volta do Prêmio Shell de teatro no ano que vem. 

 

Crstiano Costa e Gabrielle Costa
Depois da exibição do filme do Sam Mendes a produção do festival promoveu festa animada no elegante Salão Assyrius com fartura de comidinhas e bebidinhas e o som de um grupo de músicos de jazz. Ali artistas, cinéfilos, jornalistas e amantes do cinema em geral puderam  trocar informações sobre os destaques entre os filmes da programação. “Os Banshees de Inisherin”, filme que deu a Colin Farrell o prêmio de melhor ator no Festival de Veneza é um dos destaques. Assim como “Masquerade” com Isabelle Adjani, “Belas Promessas”, com Isabelle Huppert, “Briga entre irmãos”, com Marion Cotillard e também “O contador de Cartas” de Paul Schrader, entre outros. 
Com colaboração Waldir Leite 
Fotos Eny Miranda 
Vitoria Bohn

 

Debora Bloch

 

Indira Nascimento

 

Chistiane Torloni

 

Caco Ciocler

 

Aluisio Abranches

 

Zeze Polessa

 

Walkiria Barbosa

 

Fefe

 

Ilda Santiago e Estevão Ciavatta

 

Leticia Monte e Gualter Pupo

 

Liege Monteiro e Luiz Fernando Coutinho

 

Antonio Pitanga, Ilda Santiago e Benedita da Silva