• Post author:
A APERJ (Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) promoveram nos dias 5 e 6/08, no Hotel Hilton, em Copacabana, a Jornada de psiquiatria ‘Estresse, Resiliência e Psicopatologia‘. 
O encontro reuniu 40 grandes especialistas, que palestraram sobre temas como “O Manejo de Estresse nos Eventos Catastróficos”, “Capital Psicológico Positivo no Enfrentamento do Estresse”, “Burnout. Implicações éticas, legais e periciais”, “Ansiedade e Depressão em decorrência do Estresse”, “Fatores ambientais e psicose”, entre outros.  
Segundo Dr. Marcos Gebara, médico psiquiatra, Presidente da APERJ, o evento reuniu médicos e profissionais da saúde, cumprindo o objetivo de disseminar conhecimento e discutir o estresse crônico, que invadiu o mundo nos últimos anos, abrindo portas para inúmeras doenças no campo mental. 
“Um estudo da OMS de março desse ano mostrou que doenças e transtornos mentais aumentaram em 25% nos últimos anos e pesquisa do instituto Ipsos, encomendada pelo fórum econômico mundial e cedida pela BBC, mostra que 53%, dos brasileiros declarou que seu estado mental piorou muito no último ano, daí a importância de realizar encontros como este, para discutir o tema e compartilhar aprendizados”, comentou Dr. Marcos Gebara, psiquiatra, Presidente da APERJ.

 

Fotos Vera Donato 

Eduardo Birman, Marcos Gebara, Antonio Carlos Salgado, Odoroilton Larocca e Orlando Krieger

 

 

Selma Camargo

 

Marcos Gebara e Elizabeth Vallier

 

Corina Molter e Eduardo Birman

 

Antonio Carlos Salgado e Jorge Jaber

 

Vivianne Nouh-Chaia e Fatima Vasconcellos

 

Marcos Gebara e Simone Paes

 

Adriana Justi, Vitor Rocha Mendonça e Odoroilton Larocca

 

Antonio Egidio Nardi

 

Jerson Laks e Leonardo Lessa

 

Nilo Torturella e Elizabete Possidente

 

Marcos e Adelaine Gebara