• Post author:

Ana Durães, Ana Luiza Rego, Monica Barki e Nelly Gutmacher expõem seus trabalhos na Galeria Patricia Costa, a partir do dia 24 de março. A coletiva “As – Durães Rego Barki Gutmacher” apresenta pinturas, fotografia e objetos pictóricos no novo espaço da galeria, que dobrou de tamanho e agora ocupa 160m².

 Sonia Salcedo del Castillo assina a curadoria:

No conjunto exposto há uma pulsão léxica, de convivialidade, que é ulterior à retórica feminina. Trata-se de uma dinâmica, possivelmente, legada de experimentações empreendidas entre as décadas de 60-80, da performance ao conceitual, passando pela ideia de objetualidade que nos conduz à percepção de certa carnalidade corpórea, quiçá emprestada da pintura. Sensualidade de corpos, curvas e formas sinuosas, de frestas ambíguas e imagens oníricas… de fragmentos míticos, ancestrais, eróticos, naturais…”, explica Salcedo.

 “Isso se expressa na volúpia da arqueologia escultórica dos objetos de Nelly, na luminosidade pictórica dos planos arbóreos de Durães, na dramaturgia das imagens viris ensaiadas por Barki, na mítica pictural de vazios e cores construída por Rego.”, ressalta a curadora.

Segundo Ana Luisa Rego; “Meus trabalhos são crônicas de devaneios e no caso dessa exposição o coração passa a ser um avatar que pode transitar desde o sistema solar até a taça de dry martini. Meus devaneios não têm conotação feminina ou masculina… brinco que são trans, de ‘trânsito livre’. No mais, não gosto de definir muita coisa porque prefiro que o que expectador faça sua própria viagem”, explica a artista.

Ana Luiza Rego

 

Para a artista Monica Barki;  Eu sempre tive curiosidade de entrar nesses ambientes velados. Existe algo de proibido que atrai a gente. É uma arquitetura especialmente construída para estimular a fantasia e o sexo.

Quando eu saio pro motel, levo câmera, tripé e outros objetos como máscaras, furadeira, espada, facão, algemas… enfim, ponho na mala do carro certas coisas e vou. Até hoje ninguém nunca me revistou. Que sorte, né? Nessa mostra apresento fotografias e pintura de uma série de performances que realizei em suítes de motéis pelo Rio”, diz Monica Barki.

 

Monica Barki

 

Nelly Gutmacher

 

Ana Durães