• Post author:

                 

 

                  Dior, Valentino, Versace. Paris, Doha, New York.

 

Monografias dedicadas a carreiras lendárias. Retrospectivas que fazem a moda dialogar com a fotografia, a psicologia, e o compromisso social em 12 exposições temáticas de moda

Com colaboração de Adriano Beraldi

Forever Valentino
A maior retrospectiva já organizada pela casa de moda italiana, traz um pouco da cidade eterna – e do célebre savoir faire da casa de moda – para Doha, no Catar. A exposição, aberta até 1 de abril de 2023 dentro do M7, centro de design e inovação, reúne mais de 200 looks de arquivo, incluindo Alta Costura e Prét-a-Porter. A exposição abre um diálogo entre o trabalho e a visão estética do fundador Valentino Garavani e a do atual diretor criativo, Pierpaolo Piccioli, entre tons icônicos de vermelho e o igualmente reconhecível Pink PP.

 

Forever VALENTINO

 

Thierry Mugler: Couturissime
A primeira exposição a celebrar a genialidade do visionário e vanguardista Thierry Mugler, designer francês, autor de algumas das criações mais originais e inovadoras dos últimos anos. Do uso de materiais incomuns, como vidro, vinil e látex, à criação de silhuetas não tradicionais, a influência de Mugler no mundo da moda continua até hoje.
Até 7 de maio de 2023 no Brooklyn Museum, em New York.

Thierry Mugler

 

Gianni Versace: Retrospectiva
A exposição dedicada ao designer italiano Gianni Versace, aberta até 7 de maio no Museu Groninger, em Groningen, Holanda. A retrospectiva traça a carreira de Versace de 1989 a 1997 através de desfiles de moda, campanhas publicitárias, imagens de arquivo e fotografias inéditas.

Gianni Versace-Groniger Museum

 

Virgil Abloh-Brooklyn Museum NY
Com a monografia Figuras de Linguagem é mais uma vez o Brooklyn Museum a contar o percurso eclético de outro designer, recentemente falecido: Virgil Abloh. De colaborações com artistas e arquitetos contemporâneos, a criações para Off-White e Louis Vuitton, passando por influências musicais e a importância da cultura negra. Uma viagem pela mente de um criativo que mudou a indústria da moda para sempre. Até 29 de janeiro.

Virgil Abloh-Brooklyn Museum

 

A super expô de Dior em Paris
Com a recente renovação da flagship store na Avenue Montaigne, em Paris, a Dior decidiu montar uma exposição permanente que conta a história da maison. A Galerie Dior retraça o passado da casa de moda através de esboços, desenhos e itens de arquivo, alguns dos quais nunca foram vistos antes. O carro-chefe deste museu sem precedentes são os mais de 1.800 vestidos da maison dispostos em um fascinante arco-íris de cores.

DIOR

 

Bélgica-Fashion & the Psyche
Por trás da criação de um vestido estão escondidas intenções, valores e referências que nem sempre são fáceis de entender. Mirror Mirror – Fashion & the Psyche é o resultado da colaboração entre o Mode Museum em Antwerp e o Museu Dr. Guislain, em Ghent. A retrospectiva, aberta até 26 de fevereiro de 2023 na Bélgica, investiga a relação entre moda, psicologia e identidade através de obras de Prada, Balenciaga, Comme des Garçons e muitos outros.

MIRROR MIRROR – Belgium

 

Fashion Creators and Their Interiors no FIT Museum em New York
Com Designing Women: Fashion Creators and Their Interiors, o FIT Museum em Nova York explora a relação entre designers e design de interiores, concentrando-se em como os estúdios, escritórios e casas dos designers influenciam seu trabalho.Aberto até 14 de Maio. Aproximadamente 70 peças  de vestuário da coleção permanente do The Museum at FIT estão em exibição ao lado de imagens fotográficas dos interiores mais atraentes criados para os principais estilistas femininos das décadas de 1890 a 1970. Os criadores em destaque incluem Jeanne Paquin, Lucile, Jeanne Lanvin, Madeleine Vionnet, Pauline Potter (mais tarde Baronesa Pauline de Rothschild) e muitos outros.

Designing Women – MFIT – NY

 

Espanha-Meisel93
Retrospectiva dedicada ao fotógrafo Steven Meisel, concentra-se em um ano particularmente prolífico e rico para sua carreira. De capas da Vogue a fotos icônicas de Linda Evangelista e Naomi Campbell, a exposição fica em cartaz até 1º de maio de 2023 em Coruña, Espanha

Steven Meisel em La Coruña – Espanha

 

Africa Fashion-London
O Africa Fashion, programado na V&A South Kensington, em Londres, até 16 de abril de 2023, concentra-se na importância e influência do continente no cenário criativo global.

Africa Fashion-V&A-London

 

Saatchi-The New Black Vanguard
Aberto até 22 de janeiro de 2023 The New Black Vanguard, a exposição criada pela Saatchi Gallery em Londres que celebra a criatividade negra na frente e atrás das lentes, entre estilo, design e fotografia.

 

The New Black Vanguard-Saatchi-London

 

Chicago-Fabricating Fashion
O Art Institute of Chicago exibe, até 2 de janeiro de 2023, a exposição Fabricating Fashion, dedicada a um elemento insubstituível para a moda: os tecidos, do século XVIII até hoje.

Woman’s Day Dress, (FabricatingFashion) Art Institute-Chicago

 

Mr & Mrs Clark. Ossie Clark e Celia Birtwell
Até 8 de janeiro de 2023, o Museu Têxtil de Prato, na Toscana, Itália, dedica uma exposição ao designer Ossie Clark e a sua parceira de vida e atelier Celia Birtwell. Mr & Mrs Clark. Ossie Clark e Celia Birtwell é uma viagem à moda e à cultura pop dos anos sessenta e setenta.

Ossie Clark