• Post author:
Ricardo Villa

 

Luciana Caravello apresenta “Tudo está Acontecendo”, primeira exposição individual do multiartista paulistano Ricardo Villa na cidade, no Espaço GEMA, com 15 trabalhos com suportes plurais resultantes de uma pesquisa iniciada em 2006 onde o artista ‘busca compreender as implicações e determinações do capital na construção da realidade social’. O conjunto de trabalhos que será apresentado, procura demonstrar como a economia se estabeleceu como “ciência oficial”, onde a vida passa a ser tratada como uma questão numérica, descartando tudo fora do escopo do cálculo; ilustrando como a lógica neoliberal busca invadir todos os aspectos das relações sociais e reduzi-los a sua função econômica”, explica o artista.

Para Marcio Harum, “em uma era de hegemonia das narrativas econômica, enquanto vai sendo constantemente reafirmada a construção de mundo, o artista Ricardo Villa reflete sobre a ideia de civilização, ao chamar a nossa atenção para outras possibilidades de organização das mentalidades em um planeta cada vez mais ciente de sua própria vulnerabilidade.”

Tudo está Acontecendo” é o momento em que Ricardo Villa dedica-se a destacar a simultaneidade e determinação das metodologias econômico/sociais que constroem a experiência social. As obras escolhidas, derivadas de uma pesquisa ativa a 16 anos e ainda em andamento, mantêm a utilização do papel moeda dialogando com alguns trabalhos anteriores em concreto e tecido. Segundo o artista, “os trabalhos que produzo são muito variados em termos de técnica; trabalho com vídeo/animação, desenho, colagem, tecelagem, dobradura, tradução, fotografia e etc. A pesquisa/tema tende a variar  na medida em que avança, compondo um mesmo campo de interesse.”

Ricardo Villa

 

Para dar feitio às suas obras, no momento de sua concepção, Ricardo Villaparte da necessidade de compreender o que determina nossas vidas, nossas convicções, pontos de vista sobre o mundo. O método para isso é viver e buscar estratégias de conversação e construção de afetos.”

“O pensamento por trás da pesquisa artística e o universo das relações do capital que afetam a vida e a produção de artistas no sistema de arte são a tônica deste trabalho.”    Marcio Harum.

Ricardo Villa

 

Exposição: Tudo está acontecendo

Artista: Ricardo Villa [@ricardovilla__]

Texto Crítico: Marcio Harum

Abertura: 19 de novembro, das 11 às 17hs.

Período: 22 de novembro a 17 de dezembro de 2022

Galeria: Luciana Caravello SP

Local: GEMA

Endereço: Rua Venezuela, 365 – Jardins, SP

Horário: terça a sexta das 13h às 18h e sábado das 10h às 13h

Não tem estacionamento || Entrada gratuita

Ricardo Villa

 

Ricardo Villa

 

Ricardo Villa

 

Ricardo Villa