• Post author:

Com curadoria de Gabriela Noujaim, a exposição coletiva “Mulheres na independência brasileira” ocupa a Casa da Escada Colorida, na Escadaria Selarón, Rio de Janeiro, de 3 a 18 de dezembro. A partir do bicentenário da independência, a mostra propõe uma revisão histórica da posição da mulher na sociedade brasileira. A Proclamação da República foi um marco, que na prática não alterou a realidade do país marcada por revoltas, desigualdades sociais e machismo.

Mulheres na independência brasileira

Por meio das obras das artistas de Aline Pachamama, Cibele Nogueira, Esther Barki, Martha Niklaus e Virgínia Di Lauro, a coletiva aborda a urgência de se dar voz e visibilidade às mulheres, nas mais diversas instâncias, para a reconstrução dessa identidade feminina brasileira.

O projeto foi contemplado por meio do edital Retomada Cultural RJ2 e conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Virginia di lauro 

 

Localizada na Escadaria Selarón, a Casa é um espaço independente de arte, que abriga programas multidisciplinares de residência artística e curadoria. A missão do projeto é fortalecer a comunidade artística e democratizar a cultura por meio de educação, geração de oportunidades e processos de gestão cultural. A Casa da Escada Colorida também
promove exposições, cursos e cineclubes em suas duas unidades: Rio de Janeiro e São Paulo.

Encerrada a exposição, um vídeo com toda a sua programação ficará disponível na plataforma do Youtube.

Mulheres na independência brasileira

VISITAÇÃO
Casa da Escada Colorida
Escada Selarón – Rua Manuel Carneiro, 18 – Santa Teresa
De 3 a 18 de dezembro de 2022
De segunda a sábado, de 14h às 19h
Entrada gratuita.