• Post author:

No dia 21 de maio, a galeria Bolsa de Arte/Porto Alegre apresenta a mostra “Baderna”, do artista Daniel Lannes. A exposição é composta por doze obras recentes, um panorama da produção do artista que é um dos principais nomes de sua geração na pintura: foi vencedor do Prêmio Marcantonio Vilaça, um dos grandes reconhecimentos do círculo artístico nacional e recentemente teve uma grande tela adquirida para o acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

A carreira de Daniel Lannes (Niterói, 1981) é marcada por pinturas a óleo que retratam cenas da história do Brasil com um olhar atualizado e irônico: cenas do império, personagens da elite e elementos da cultura de massa ocidental fazem parte de suas telas. A mostra que apresenta na Bolsa de Arte recebe o título de “Baderna”: a origem da palavra remete à chegada no Brasil da bailarina italiana Marietta Baderna, nos século XIX, que escandalizou a sociedade da época ao unir o balé clássico às danças afro-brasileiras. A exposição conta com texto crítico do curador Henrique Menezes.

O artista possui obras em importantes coleções como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ), Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR); Instituto Figueiredo Ferraz (Ribeirão Preto); e Museu São Pedro (São Paulo). ). Atualmente integra a grande coletiva Contramemória, no Theatro Municipal de São Paulo, uma exposição que pretende reler e traduzir criticamente o ambiente cultural da Semana de Arte
Moderna de 1922.

Lannes expõe regularmente em mostras individuais e coletivas, com destaque para a exposição individual “República”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2011).

 

Daniel Lannes

 

Daniel Lannes

 

Daniel Lannes

 

Daniel Lannes

 

Daniel Lannes