• Post author:

A primeira individual do artista carioca Gustavo Speridião na Cassia Bomeny Galeria aconteceu na última quinta – feira (17/03) . Batizada de “O inventário de problemas”, a mostra tem curadoria de Fernanda Lopes e reúne cerca de dez trabalhos inéditos. Todos incríveis que podem estar em qualquer lugar do planeta. Tal a universalidade da obra e da pesquisa. 

“Meu trabalho é engajado, da maneira mais poética e subjetiva que posso. Panfletário e lúdico. Tenho muito orgulho dessa posição. Não defendo um capitalismo humanitário nem socialismo via eleitoral. Acredito que somente uma revolução pode tirar a humanidade desse abismo”, explica o artista.

“A exposição é um reencontro de Gustavo Speridião com sua cidade natal, depois de cinco anos de sua última mostra individual no Rio de Janeiro. A exposição toma emprestado o nome da série que na Galeria Cassia Bomeny vemos em 10 pinturas e alguns objetos inéditos. Iniciada entre 2017 e 2018, O Inventário de Problemas é um estudo quase compulsivo do artista sobre o plano da pintura como arena de debates pictóricos e também políticos. Em toda a sua produção, Speridião não nos deixa esquecer que toda a discussão sobre arte (sua definição, sua história e questões aparentemente estéticas) é também uma discussão política”, explica a curadora.

Fotos Cristina Lacerda

André Lenz e Fernando Cocchiarale

 

Carlos Zilio, Gustavo Speridião com Fernando Cochiaralle

 

Cassia Bomeny e Gustavo Speridião

 

Gustavo Speridião

 

Elian Almeida

 

Gustavo Speridião

 

Gustavo Speridião e Marcos Chaves

 

Maritza Orleans e Bragança e Antonio Bokel

 

Rafael Barcelos e Fernanda Lopes

 

Zé Ronaldo, Cris De Lamare, Vera e Joana Bocayuva

 

Gustavo Speridião e Zé Ronaldo Müller

 

Vandinha Klabin, Gustavo Speridião e Cassia Bomeny