• Post author:

Na semana passada fui com uma amiga conhecer as novidades do menu do restaurante Emile, no Hotel Emiliano, ali na Avenida Atlântica, em Copacabana.  Fomos recebidos com muita simpatia pela hostess que nos levou para nossa mesa no fundo restaurante onde um muro vertical de plantas da mata Atlântica no acolhe e dá um clima tropical ao ambiente. 

Serviço impecável e logo chega o simpático chef Camilo Vanazzi para apresentar seu prato. O gaúcho é super educado e as escolhas acabam entrando no caminho dos clássicos que eu e minha amiga não conhecíamos. 

Tomamos drinks. O meu a base de whisky e o dela a base de gim. Refrescantes e abriram nosso apetite. Pães da casa de baixa fermentação e uma amuse bouche com minis pedacinhos de banana e um molho cítico e pérolas de caviar e que despertou o nosso palato pra lá de sensível. demos boas risadas eu e minha amiga Pat e animados pela conversa com o chef Camilo seguimos a risca suas sugestões. 

–Vocês gostam de coelho?  O chef perguntou. Eu não como coelho com frequência. O bichinho peludo fica atrás de pato e peru, aves mais distantes do dia a dia e do porco que é a nova sensação da rotina de frango, peixe e carne bovina. Lembro de comer coelho na serra e na França e nada mais.

Mix de bananas e caviar

Para começar pedimos uma Alcachofra recheada de queijo canastra e Madame foi de Vieiras da Costa Verde com molho cítico . Foi demais as duas entradas perfeitas aquele sabor do queijo forte com a leveza da alcachofra deu um match e logo depois veio o coelho. O coelho foi um caso á parte. “Coelho na mostarda de estragão, purê de maçã e gnocchi de batatas defumadas” esse era o nome do prato. Mais ia muito além. O coelho desmanchava sem perder a consistência e  mostarda com estragão me levou para um passeio na Provence e ainda senti aquela viagem através dos tempos. Uma incrível experiencia. 

Alcachofra com queijo canastra

 

Eu e Pat ficamos com aquela sensação de nostalgia de tempos vividos em nossa imaginação em séculos passados onde o coelhos estavam no cardápio mais diário e que naquele momento estava tão presente. 

Coelho na mostarda de estragão, purê de maçã e gnocchi de batatas defumadas

Ainda degustamos outro clássico da cozinha do Emile, o  Tagliateli de grano duro, camarões flambados no Bourbon, cogumelos e caviar Mujjol. Sensacional, que molho delicioso. Sempre ouvi dizer que camarão ficava bom com molho de champagne, mas esse de bourbon, nós pegamos um voo direto para Nova Orleans, sem escalas.

Tagliateli de grano duro, camarões flambados no Bourbon, cogumelos e caviar Mujjol

As sobremesas nós escolhemos todas as de chocolate e foi uma sábia decisão. Um deleite atrás do outro.  Adoramos a nossa degustação no Restaurante Emile, onde saboreamos um coelho inesquecível. 

Mousse de chocolate ao leite Allunga, crémeux de chocolate maltado, chantilly de
malte,caramelo missô e cacau black