• Post author:

Que tal encontrar com o poeta Fernando Pessoa eu tasca em Copacabana? Foi o que aconteceu na última quarta-feira quando fui almoçar com minha amiga PAT na Casa das Natas, na Nossa Senhora de Copacabana em uma simpática loja ao lado do Savoy Othon Hotel. Não é uma loja, mas sim uma tasca portuguesa. Um bistrô português com um bacalhau honesta que não fica nada a dever aos bons restaurantes portugueses da cidade.

 

Eu e o Fernando Pessoa

 

De cara veio á mesa uns bolinho de bacalhau recheados de queijo da Serra da Canastra. Saborosos, sem aquele gosto forte dos que são recheados com queijo Serra da Estrela. Minha amiga pediu suco de laranja e eu fui também. Não bebo álcool no almoço. Muito de vez em quando, apenas um Blood Mary.

Quadros, poemas e andorinhas se espalham em um ambiente de 90 m², decorado harmoniosamente em tons de rosa. Um painel de azulejos do padrão Manuelino numa parede de cortiça e uma cozinha aparente compõe o espaço, onde pode-se ver a preparação dos famosos pastéis de nata e outras maravilhas típicas portuguesas são elaboradas criteriosamente.

Bolinhos de Bacalhau Recheados com queijo da Serra da Canastra – Foto Auê Fotoconceito

 

Trata-se da realização de um sonho, com as recordações trazidas pelo empresário João Pedro Sousa e sua sócia e esposa Sandra Jorge, que vieram morar no Brasil a trabalho. Para completar, a presença de uma estátua do escritor e poeta português Fernando Pessoa em tamanho real chama atenção no lugar, fazendo alusão à imagem encontrada no Café A Brasileira, em Lisboa. “Portugal nunca esteve tão próximo!”

A empresária Sandra Jorge estava no almoço e tem aquela hospitalidade sincera típica dos portugueses. ” A receita do pastel de nata é familiar. Um pouco da minha família misturada com a da família do meu marido”, contou ela. 

Pastéis de Nata Sabores Doces (Chocolate, Tradicional, Banana e Canela e Damasco)-Foto Auê Fotoconceito

 

“João Pedro e eu cozinhamos desde os 12 anos e desenvolvemos uma nova linha de produção para atender o delivery durante a quarentena. Criamos sete pratos tradicionais portugueses para aumentar as vendas e compensar o fechamento das lojas.”, relembra Sandra. No menu, Arroz de Pato (foto) (R$60), pato desossado e desfiado, que acompanha arroz cozido no caldo do pato e decorado com linguiça. Outra especialidade incluída foi o Bacalhau à Zé do Pipo (R$ 99,50), lombo de bacalhau cozido no leite, regado com refogado de cebola e azeite virgem, coberto por maionese, acompanhado por purê de batatas e azeitonas, gratinado no forno.

Fui após os bolinhos de Bacalhau a Lagareiro. Pedi bem. Um crosta douradinha e depois um bacalhau no ponto certo do cozimento e no ponto exato de sal. Uma delicia e as batatas coradinhas e perfeitas por dentro. Me surpreendi o capricho.  Mas, a surpresa maior ficou para o final. O pastel de natas realmente me fez passear pelas ruas de Lisboa. O creme é matador de bom. Levei para casa o tradicional e o de chocolate, ambos gostosos. 

Bacalhau a Lagareiro

 

Instagram: @casadasnatasbrasil

Facebook: https://www.facebook.com/casadasnatasbrasil

Site: www.casadasnatas.com.br

Delivery: Pelo site www.casadasnatas.com.br ou pelos telefones (21) 9714-86693 ou 3795-5777

Nova Loja – COPACABANA

Av. Nossa Senhora de Copacabana 995
Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 99555-8243 / 3449-2750

Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 9h às 22h

José Ronaldo Müller e Sandra Jorge