• Post author:

Parayzo é o título da instalação inédita de Lyz Parayzo para a sua primeira exposição individual na galeria Casa Triângulo. É também o desdobramento de Cuir Mouvement, exposição de diploma da artista, que aconteceu em junho de 2022 na École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris, acerca de sua pesquisa escrita sobre espaço, movimento e participação.

Lyz Parayzo

 

Sobre estas duas palavras que dão nome a este projeto a artista escreveu: “O termo “cuir” é a palavra utilizada no Brasil para se referir à palavra “queer” popularizada no eixo global do Atlântico Norte. Esta reformulação linguística da questão queer responde às subjectividades locais da população brasileira em relação às suas homólogas norte-americanas. De fato, o contexto brasileiro diferencia-se pela sua história de colonização, miscigenação e desigualdade social e econômica.

O título da minha exposição tem um duplo significado: no sentido de que “cuir”, que significa couro em francês, como também de um dos materiais que utilizo na minha própria prática para evocar a dinâmica do poder, da violência e do desejo em referência à moda erótica. Já a palavra “mouvement”, que se refere à natureza móvel do meu trabalho, é também uma referência à Galerie Denise René, que produziu duas exposições marcantes na história da arte cinética em Paris, uma em 1955 e a outra em 1964.

Estas exposições coletivas, intituladas Le Mouvement e Mouvement 2 respectivamente, na qual participaram expoentes importantes do movimento concreto como Lygia Clark, Jesús Rafael Soto e Abraham Palatnik, além de terem sido historicamente eventos importantes para inclusão de artistas latino- americanos na cena francesa, também proporcionaram uma ligação transatlântica que sublinhou a contribuição significativa dos artistas sul- americanos para o desenvolvimento das artes cinéticas e ópticas a partir de meados do século XX”.

Lyz Parayzo

 

A exposição Parayzo se apresenta como um organismo de arquiteturas biológicas as quais cada uma de suas células se formam pela rotação de uma linha. A partir de uma nova coleção de jóias bélicas, escudos, armas, móbiles e um vídeo, onde a artista fabrica novos imaginários políticos para si mesma, Lyz Parayzo convida o público para transitar em um espaço que demanda atenção do espectador. Isto, graças ao balé de finas placas de metal que dançam com ajuda de motores e que juntas criam luz, sombras e um labirinto de serras cortantes.

Lyz Parayzo começou sua pesquisa com arte cinética em 2020 dentro do contexto da residência artística Caravana, projeto organizado pela associação portuguesa Saco Azul, o Centro Cultural Maus Hábitos e a Câmara Municipal do Porto.

Em 2021, ao ingressar no programa de mestrado da École de Beaux-arts de Paris e, por ter como sujeito de pesquisa a vida e obra da artista Lygia Clark em seu período parisiense (1964-1976), muda sua perspectiva sobre o fazer escultórico. Isto, não só por debruçar-se sobre as proposições participativas de Lygia, a qual a artista desenvolveu graças ao seu contato com a metodologia de Sapir (uma vertente de psicanálise corporal); mas também pelo acesso que passou a ter aos arquivos sobre a produção óptica e cinética que foi desenvolvida na cidade de Paris, dos anos de 1950 e de 1960 onde se destaca o grupo GRAV (Groupe de Recherche d’Art Visuel). Grupo majoritariamente constituído por homens latino-americanos, foi um dos precursores das proposições que envolvem arte e movimento.

Em 2022, lança de forma independente seu primeiro livro. Editado em francês, a publicação Therapie Narrative: lettres à Lygia Clark sintetiza de forma confessional toda evolução de sua prática artística e intelectual durante seus últimos dois anos de estudo, além de fazer paralelos políticos entre o Brasil de 1964 e o Brasil atual e entre sua produção que se expande pelo espaço e a da artista Lygia Clark.

Lyz Parayzo

 

LYZ PARAYZO [1994, Rio de Janeiro, Brasil. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil e Paris, França]. Estudou teatro na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), formou-se como artista visual na EAV Parque Lage (Escola de Artes Visuais do Parque Lage) e tem mestrado em artes plásticas pela École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris. Exposições individuais selecionadas: Cuir Mouvement, École nationale supérieure des Beaux-arts de Paris, Paris, França (2022); Porno Chic, curadoria de Pascal Rousseau, Espace L, Genebra, Suíça (2021); Cuir Popcreto, Maus Hábitos, Porto, Portugal (2020); Lyz 40°, Galeria Vila Aymoré, Rio de Janeiro, Brasil (2019). 

 

Lyz Parayzo

 

Exposições coletivas selecionadas: Um Enorme Passado pela Frente, curadoria de Cristina Tejo, Plataforma Revólver, Lisboa, Portugal (2022); Tu m’ouvres tes bras et on fait um pays, curadoria de Ulisses Carrilho, Galerie Ilian Rebei, Paris, França (2022); We Killed the Bunny, Galeria Baró, Palma de Maiorca, Espanha (2022); Watú não está morto, Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil (2022); Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros, SESC Sorocaba, Sorocaba, Brasil (2022); Atelier Anne Rochette/École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris, Paris, França, (2022); Novas Aquisições, curadoria de Valéria Piccoli, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil (2022); Por muito tempo acreditei ter sonhado que era livre, curadoria de Priscyla Gomes, Instituto Tomie Oktake, São Paulo, Brasil (2022); Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros, curadoria de Hélio Menezes e Raquel Barreto, Instituto Moreira Salles, São Paulo, Brazil (2021); Trojan Horse Behind Glass/Chapter II: Cuir Cuir, curadoria de Laila Melchior, NICC, Bruxelas, Bélgica (2021); Demain será un autre jour, curadoria de Sofia Lanusse, Les Grandes-Serres de Pantin, Paris, França (2020); Histórias Feministas: Artistas depois de 2000, curadoria de Isabella Rjeille, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo, Brasil (2019). Coleções públicas: Pinacoteca de São Paulo, São Paulo, Brasil.

 

Exposição individual de Lyz Parayzo

Abertura:17 de novembrodas 18h às 21h

Período da Exposição: de 18 de novembro a 23 de dezembro de 2022

Local:Casa Triângulo – Endereço: Rua Estados Unidos,1324 . Jardins . São Paulo

Telefone: (11) 3167-5621

E-mail:info@casatriangulo.com

Site: www.casatriangulo.com

Horário de funcionamento: de terça a sexta das 11h às 19h . sábado das 11 às 17h

Lyz Parayzo