• Post author:

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS / SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com Metrô | Companhia do Metropolitano de São Paulo e o Consulado Geral da República Dominicana de São Paulo, inaugura “Um Povo unido pela Fé”, dos fotógrafos Victor Siladi e Edwin Rosário com 23 painéis coloridos que exibem as sementes das quais germinou um povo ‘unido pela fé’, que é a República Dominicana.

Um povo unido pela fé

 

Uma nação da ilha de Hispaniola, a República Dominicana é parte do arquipélago das Grandes Antilhas na região do Caribe. Essa ilha foi a primeira do Novo Mundo a ser colonizada pelos espanhóis. A cultura da República Dominicana tem, contudo, além das raízes europeias, as africanas e americanas mas, muitos dominicanos se consideram culturalmente europeus.

Existem diferenças em termos de classe social e educação que os separam em grupos diversos e a desigualdades entre os ricos e os pobres é grande. Porém, alguns dos traços partilhados por todos são a forma particular de estabelecer relações sociais, o catolicismo com fortes tradições populares e a música popular. É um país que permite a liberdade religiosa, através de sua constituição, garantindo também a tolerância à todas as religiões. A transcendência do encontro de duas civilizações.

As imagens que compõe “Um Povo unido pela Fé” exibem detalhes da história e da evolução dos espaços devocionais com registros que incluem desde as primeiras ermidas ou igrejas, a primeira missa, o primeiro batismo cristão nas Américas, tudo parte do projeto evangelizador dos Reis Católicos de Espanha. Os vestígios das primeiras representações da Igreja Católica se refletem, ainda hoje, nos edifícios da capital Santo Domingo.

Um povo unido pela fé

 

A materialização do sagrado, através da arquitetura e dos objetos litúrgicos registrados, torna-se um meio para reunir e instruir os fiéis, promover a devoção e a prática do culto. Nesse sentido, a arte sacra é uma manifestação de encontro e difusão que fala por si.