• Post author:

Prada apresenta “Lake Tai”, um projeto de Michael Wang, escultor americano, com o apoio da Fondazione Prada. A exposição está aberta ao público até 8 de janeiro de 2023 no Prada Rong Zhai, a residência histórica em Xangai construída em 1918, e restaurada pela Prada.

A região do Lago Tai abriga os jardins históricos mais famosos da China. É um centro espiritual de tradição paisagística que celebra a relação harmoniosa entre o homem e a natureza. Nas últimas décadas, essa relação foi dramaticamente alterada por fenômenos globais como mudanças climáticas, extinção em massa e extração em larga escala de recursos naturais.

A área do Lago Tai testemunha essa transformação radical. Desde o final da década de 1990, o florescimento de uma alga coloriu de verde as águas transparentes do lago, mas, nos últimos anos, uma grande operação de recuperação limpou as águas.

 

Michael Wang

 

Michael Wang apresenta uma série de esculturas e instalações no primeiro andar e no jardim de Prada Rong Zhai. As obras, que reinventam as tradições chinesas da “rocha erudita” e da composição de flores, derivam dos maciços trabalhos de recuperação que transformaram o lago e o rio nos últimos anos. O projeto visa investigar o tema da redefinição da relação entre o homem e a natureza em uma era de profundas mudanças ambientais e vastos projetos de recuperação.

Esta exposição, e em particular a série Taihu (Pedras), nasceu de pesquisas realizadas em colaboração com alunos da Universidade de Tongji, em Xangai, que apoiaram Michael Wang na exploração do local, coleta de materiais, testes e produção das obras. A colaboração deles se concentrou em experimentar novos materiais sustentáveis, criados a partir de resíduos orgânicos e industriais.

Michael Wang (1981, Olney, Maryland, EUA) utiliza em sua prática fenômenos globais, como as mudanças climáticas, a disseminação de espécies, a distribuição de recursos e as trocas da economia mundial, como linguagens artísticas. Para este projeto, o artista cria uma série de obras que exploram o patrimônio natural e cultural da região do Lago Tai e investigam a tradição da arte paisagística chinesa.

Michael Wang

 

PRADA RONG ZHAI
No. 186 North Shaan Xi Road
Distrito de Jing’an, Xangai

SHOCKING ! O MUNDO SURREALISTA DE ELSA SCHIAPARELLI

Os mundos surreais de Elsa Schiaparelli, em uma expô que reúne 520 obras, entre 272 figurinos e acessórios de moda, contrapostas a 248 pinturas, esculturas, jóias, frascos de perfume, cerâmicas, cartazes e fotografias assinadas pelos maiores nomes da época, de Man Ray a Salvador Dalí, de Jean Cocteau a Méret Oppenheim ou Elsa Triolet.

Schiaparelli

 

Esta grande retrospectiva também destaca a herança do estilo Schiaparelli com silhuetas interpretadas por estilistas famosos que a homenageiam: Yves Saint Laurent, Azzedine Alaïa, John Galliano, Christian Lacroix.

Schiaparelli

Daniel Roseberry, diretor artístico da casa Schiaparelli desde 2019, interpreta o legado de Elsa Schiaparelli. A exposição é apresentada nas galerias de moda Christine & Stephen A. Schwarzman em uma cenografia poética e envolvente confiada a Nathalie Crinière.

O Museu de Artes Decorativas homenageia o trabalho audacioso e inspirador de Elsa Schiaparelli, designer italiana, cuja inspiração foi alimentada por uma relação privilegiada com artistas do meio vanguardista parisiense dos anos 1920 e 1930.

Quase 20 anos depois da retrospectiva a ela dedicada em 2004, o museu quis revisitar a sua obra de forma a fazer com que o público redescobrisse a sua fantasia inovadora, o seu gosto pelo espetáculo e a sua modernidade artística.

 

 

Musée des Arts décoratifs
107, rue de Rivoli, 75001 Paris

Com colaboração de Adriano Beraldi