• Post author:

O Ateliê 31 inaugura seu espaço no centro do Rio de Janeiro com a exposição Quadrantes da Miragem, no dia 22 de abril, com obras de 29 artistas que marcaram o cenário das artes visuais nos anos 80/90 e de artistas da nova geração.

Beto Fame - flores do caminho que ninguem colheu - Ateliê 31
Beto Fame – flores do caminho que ninguem colheu

 

O Ateliê 31 inaugura seu espaço na rua México 31, (próximo à Cinelândia), Centro do Rio de Janeiro, com a exposição Quadrantes da Miragem, que abre para o público no dia 22 de abril (sábado), das 11h às 17h, e tem como discurso conceitual a imagem como forma de elaboração, projeção de memória ou desejo em uma instância da consciência.

Carolina Amorim – Filhos da Mãe

 

Com curadoria de Shannon Botelho, a mostra inaugural tem a participação de 29 artistas contemporâneos que marcaram o cenário das artes visuais nos anos 80/90 e de artistas da nova geração. São eles: Alexandre DaCosta, Alexandre Magno, Alexandre Murucci, Alexandre Rangel, Ana Durães, Andy Garcia, Beto Fame, Bhagavan David, Carolina Amorim, Chico Fortunato, Esther Barki, Felipe Bardy, Fernanda Lago, Herbert de Paz, Kika Diniz, Laura Lydia, Lia do Rio, Marcelo Lago, Max Olivete, Myriam Glatt, Patrizia D'Angello, Paulo Campinho, Pedro Paulo Domingues, Pedro Varella, Raimundo Rodriguez, Renata Pedrosa, Suzana Queiroga, Vera Schueler e Vinícius Carvas.

Ester Barki
Ester Barki

 

Pinturas, fotografias, esculturas e objetos compõem a totalidade da mostra que ocupará as cinco salas de ateliês e espaço expositivo, vislumbrando horizontes plurais no contexto atual da produção artística carioca.

“Aqui imperam e importam as imagens, uma vez que dentre todas as poéticas apresentadas elas podem ser compreendidas como um nexo entre a ideia criadora e o receptor. Imagem, neste caso, é conexão e proximidade entre quem discursa e quem recebe a mensagem”, ressalta Shannon Botelho.

Herbert de Paz
Herbert de Paz

 

A exposição marca o início da estruturação do Ateliê 31 como espaço de convivência, trabalho, pesquisa em arte e cultura. Segundo Shannon, que além de assinar a curadoria da exposição coordena o novo espaço de arte carioca, o Ateliê 31 “agrupa os sentidos de estar num lugar central e de ter em suas janelas um horizonte suspenso, que imprime na atmosfera do lugar uma leveza propícia para elucubrar miragens e/ou outras imagens que nos conduzam adiante.

Kika Diniz
Kika Diniz

 

Por esta razão é que denominamos este momento inicial de Quadrantes da Miragem, visto que na impossibilidade de apreender a vastidão do hoje e do futuro que desponta, compreendemos, ao menos, uma porção que mais nos alcança e atravessa.”

Marcelo lago
Marcelo Lago

 

O ATELIÊ 31

Com um total de 220 m² e localizado em um ponto estratégico do centro do Rio de Janeiro – Rua México 31 -, próximo aos principais museus, centros culturais, estações de metrô e teatros da cidade, o Ateliê 31 nasce como um espaço de arte independente e com a proposta de proporcionar aos artistas cinco salas exclusivas de ateliês; uma sala para exposições que abrigará mostras coletivas e individuais; uma sala para residentes nacionais e/ou estrangeiros; áreas comuns para encontros, troca de ideias e criações; ambiente colaborativo para workshops, palestras e outros eventos; e suporte para artistas contemporâneos, através do acompanhamento artístico e de carreira com Shannon Botelho, curador e crítico de arte, responsável pela gestão artística do espaço.

Patrizia D'Angello - Quando a Noite Vem com Suas Promessas
Patrizia D’Angello – Quando a Noite Vem com Suas Promessas

 

O Ateliê 31 pretende ser um ponto de encontro para a cena artística carioca e potencializador do projeto de revitalização do centro do Rio de Janeiro.

Serviço: Exposição Quadrantes da Miragem
Curadoria: Shannon Botelho
Ateliê 31
Visitação pública: até 19 de maio de 2023
Entrada gratuita
Rua México, 31, sala 1003, Cinelândia – Centro. Rio de Janeiro – RJ
Horário: Aos sábados, das 11h às 17h.
Mais informações: Ludimila de Oliveira
75 99944-2223 | ludimilaoliveira30@gmail.com

Voltar para a Home AQUI