• Post author:

Botanique: Peças inspiradas na biodiversidade contaram com pesquisa do paisagista regenerativo João Queiroz

Botanique
Botanique

É indiscutível que a humanidade desfruta de benefícios gerados pelas plantas, mas na verdade poucos têm real consciência sobre isso. Além das propriedades físicas terapêuticas, a natureza pode nos fornecer saúde e bem-estar ao nos conectar com o ritmo natural da vida.

Tendo como mote esses inúmeros benefícios e com o propósito de aproximar da natureza pessoas de diversos estilos, nesta temporada, a Birden, marca masculina 100% brasileira com essência surf cool, mergulhou na rica biodiversidade botânica para a criação da mais recente coleção primavera/verão, a “Botanique”. Sob a cuidadosa consultoria do paisagista regenerativo João Queiroz, a nova coleção traz estampas inspiradas na grande diversidade botânica brasileira.

Botanique
Botanique

“Em um período em que tudo parece acontecer ao mesmo tempo, é compreensível que a forma como as pessoas lidem com o passar do tempo se altere, por isso, estabelecer uma relação frequente com a natureza nos ensina a respirar corretamente e com mais tranquilidade em meio às atividades cotidianas e perceber o natural à nossa volta. Um tempo que é nosso, pois também somos natureza”, explicou Rennan Spadafora, fundador da marca. 

Em linha com o propósito da nova coleção, João Queiroz desenvolve um trabalho que prioriza a reconexão da natureza à vida moderna urbanizada. João está à frente da Petrichor, nome que em francês representa o aroma da terra molhada pós-chuva. “Pensar natureza como um item de primeira necessidade para a qualidade de vida da coletividade, passa também por difundir o tema de diversas formas. A Birden me chamou para ser o ponto de conexão entre o público e a natureza e o resultado da pesquisa que entreguei revelou aos designers os pontos dessa conexão. As peças e estampas exibem a beleza do  resultado desse trabalho”, reforçou Queiroz.

Botanique
Botanique

Dividida em três entregas, a coleção conta com as tradicionais bermudas de água da marca, introduzindo nessa coleção uma proposta híbrida para uso casual e dentro d’água, calça e camisa 100% linho desenhada com corte mais amplo, uma série de camisetas gráficas temáticas, camisas estampadas, regatas e as peças com inspiração utilitária “workwear”, como as camisetas de bolso, o Walkshort Carpenter e a releitura das clássicas  jardineiras,  feitas com sarja 100%. A coleção apresenta ainda uma seleção especial de acessórios refinados como lenços estampados, bonés e meias. A coleção “Botanique” estará disponível a partir de 09 de outubro, pelo site da marca. Os preços variam de R$119,00 a R$709,00.

Sobre a Birden

Fundada em 2012, a Birden cresceu em meio a grandes influências, artistas, fotógrafos, freesurfers, músicos, entre outros personagens importantes do segmento artístico que transmitem a essência outdoor de forma expressiva, quebrando os paradigmas do cenário atual entre esporte e lifestyle. Com o propósito de unir pessoas de uma variedade de estilos de vida, há mais de 10 anos a Birden vem construindo uma comunidade no Brasil e no mundo baseada em arte, música, moda, surf e aventura.

Botanique
Botanique

A Birden é uma marca que traz autenticidade, excelência no atendimento e comprometimento ético/social, com incentivo à produção local de forma consciente e sustentável desde 2012. O manifesto da Birden é sempre andar na contramão do esporte competitivo, dando espaço ao novo e alternativo, com produtos que trazem referências de várias gerações e estímulos visuais que transitam na cultura urbana e outdoor para atender às necessidades da vida moderna de quem vive e trabalha na cidade.

https://www.birden.com.br/

@birdenclothing

Sobre a Petrichor e João Queiroz

O nome Petrichor vem do Grego “Petros”, que significa Pedra e “ICHOR”, que quer dizer “O fluido que passa pela veia dos deuses”. É a conexão da natureza através da chuva. Os jardins criados pela Petrichor são como recantos de reconexão sustentáveis, independente do seu tamanho. O jardim é para trazer prazer e não trabalho, portanto, preza-se pelo uso de espécies nativas, adaptados ao ambiente, contribuindo para seu auto-desenvolvimento. Um jardim que é vivo e não apenas contemplado.

Botanique
Botanique

Por trás da Petrichor está João Queiroz, paisagista com uma missão maior, reaproximar a natureza deste contexto tão urbanístico. Nascido em uma família de fazendeiros, estudou inovação exponencial na Singulatiry em Santa Clara na Califórnia. Em sua varanda de 10 metros quadrados, em São Paulo, o paisagista cultiva cerca de 120 plantas, além da criação de peixes em um vaso aquático com lótus brancas e até abelhas sem ferrão, nativas do Brasil, em caixas de madeira próprias que funcionam como colmeias. Um de seus projetos mais importantes contou com cerca de 150 mil metros quadrados, certificado LEED GOLD, um dos maiores da América Latina neste enquadramento, 100% sustentável. 

@petrichor.farm__

@joaoafq

Voltar para a home aqui