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O Escritório de Arte Dagmar Saboya apresenta uma coleção de pratas de tirar folego

 

“Há muitos anos não acontece um leilão tão importante quanto esse”, assim falou Dagmar Saboya sobre o 99° Grande Leilão de Arte e Antiguidades do Rio de Janeiro.  O Escritório de Arte Dagmar Saboya está há décadas construindo essa estória de leilões de alta qualidade e apresentando o que há de melhor no mercado de arte e antiguidades. Esse leilão se supero pela quantidade qualidade principalmente pelo conjunto de pratas apresentadas nesta coleção é de tirar o folego. 

Pratas inglesas, portuguesas, francesas e brasileiras. Uma primorosa coleção de verdadeiras joias de alcance internacional. A exposição segue durante os dias do leilão e hoje 29/05 até ás 19:00 horas. 

LEILÃO

Dias 30 e 31 de Maio, 1, 2 e 3 de Junho de 2023

Terça, Quarta, Quinta e Sexta-feira às 19h30

Sábado às 15h

 

Vejam esses highligths 

 

 

 

 LOTE Majestoso conjunto de 2 “entrée dishes” em prata inglesa do período George III. Apresentam grande brasão armorial e decoração “Regency” com abafadores em largos gomos, godrões, “coquilles” e folhas de acanto. Pegas dos pratos em estilizações concheadas e das tampas em cabeças de leão apoiadas em grandes rosáceas. Contraste da cidade de Londres de 1812 e 1813 e marca do prateiro da casa real PAUL STORR. Med. 23 x 48 x 34 cm e 28 x 63 x 46 cm

 

Conjunto de 18 pratos rasos ou “sousplats” em prata inglesa timbrada, do período George III. Centro liso e borda levemente movimentada decorada com godrões e acantos. Contraste da cidade de Londres de 1807 e marca do prateiro SAMUEL MANSELL. Diâm. 26 cm. Peso 11790 gramas.

 

PAUL STORR – Belíssima terrina de forma ovalada em prata inglesa George III. Apresenta decoração com faixas em caneluras de diversos tamanhos. Alças frisadas reviradas por flores e implantadas em cabeças de leões. Pega da tampa modelada em serpente sobre folha de acanto rodeada por robusto perolado. Contraste da cidade de Londres de 1806 e marca do prateiro PAUL STORR. Compr. 44 cm; Alt. 31 cm

 

Excepcional custodia em prata brasileira “vermeil” fundida, repuxada e cinzelada. Parte superior encimada por cruz e apresentando o compartimento central em cristal bizotado protegido por ciranda de anjos e riquíssimos raionados com aplicações em crisólitas. Haste pronunciada ao centro com quatro cabeças de querubins separadas por reservas decoradas com símbolos do catolicismo, assim como a base em harmonia ao conjunto. Magnífico exemplar da prataria sacra brasileira. Rio de Janeiro, segunda metade do séc. XVIII. Sem marcas. Alt. 78,5 cm

 

O Escritório de Arte Dagmar Saboya apresenta uma coleção de pratas de tirar folego no 99° Grande Leilão de Arte e Antiguidades do Rio de Janeiro

 

Raríssimo par de lanternas de igreja em prata portuguesa. Apresenta belíssima e vasta decoração com elementos vegetais, burilados e guilhochados, do auge do período barroco seiscentista. A parte média com painéis vazados, um deles uma portinhola para abrigo de velas, são intercalados por colunas levemente espiraladas. Haste decorada com rosetas espraiando-se em direção a sua base circular, recamada por volutas. Parte superior abobadada encimada por esferas. Séc. XVI / XVII. Alt. 55 cm

 

Magnífico par de “wine coolers” em prata inglesa do período George III. Apresenta forma de vasos neoclássicos texturizados e decorados ao centro com brasão armorial em relevo. Parte superior com cachos de uvas e folhas de parreiras que se prolongam formando as alças, em belos encaracolados implantados em folhas de acanto. Parte inferior em gomos e base quadrada. Aba interna destacável sobre recipiente cilíndrico e decorada em harmonia ao conjunto. Vestígio de “vermeil” no interior. Contraste da cidade de Londres de 1812 e marca do prateiro real PAUL STORR. Alt. 29 cm; Compr. 33 cm

 

Dagmar Saboya
Monumental “entrée dish” em prata inglesa brasonada, do período George III. Estrutura retangular de cantos arredondados. O abafador é circundado por galeria de gomos verticais e na parte superior, fazendo a pega, lindíssimo leão rampante emergindo de rochedo texturizado, envolvido por grandes palmetas. Parte inferior do mesmo decorado com frisos em caneluras. O “réchaud” apresenta fundo liso e extremidades em godrões intercalados por elementos vegetais e concheados, em ricas composições. Alças laterais em madeira delimitadas por elementos arqueados implantados em folhas de acanto. Pés em garras encimadas por volutas. Contraste da cidade de Londres de 1818 e marca dos prateiros REBECCA EMES E EDWARD BARNARD. Med. 69,5 x 48 x 46 cm

 

Excepcional par de tocheiros de banqueta em prata portuguesa profusamente repuxada e cinzelada. Exuberante tratamento floral por toda a superfície, expressando acréscimo neoclássico à sua estrutura barroca. Base trípode tendo ao topo figuras de querubins e robustos pés revirados. Contraste da cidade de Lisboa, circa 1800. Marca de prateiro não identificado, mas com registro sob o nº 336 no livro de “Vidal”. Apresenta enchimento. Alt. 79 cm

 

Excepcional par de terrinas sobre pedestal, de forma circular, em prata francesa neoclássica. Apresenta ao topo larga faixa decorada com pares de tigres “tête-à-tête”, entre volutas, intercalados por reservas antropomorfas e delimitada por frisos vegetalistas. Borda em gomos. Duplas alças recurvadas modeladas em figuras de “puttis” alados sobre elementos floridos. Pedestais circundados por pares de figuras de grifos separados por colunas e delimitados por máscaras. Quatro pés em garras entre estilizações com pequenos trevos. Pega da tampa modelada em pinha sobre espalmado de folhas. Recipiente interno com pegas reviradas para dentro em forma de concheados e abertura cilíndrica para pequena vela ao centro. Contraste usado de 1809 a 1819 e marca do prateiro JEAN BAPTISTA CLAUDE ODIOT (1763-1850). Alt. 29,5 cm; Compr. 32 cm

 

Excepcional e raríssimo “punch bowl” e sua concha em prata russa teor 916 ml. Apresenta forma semiesférica com robustas alças heráldicas em águias bicéfalas emblemática da família Romanov. Incrustações em ametistas. Borda em arabescos floridos e triplos pés em bolas recamadas com os mesmos elementos descritos. Moscou (1908-1917) e punção do prateiro FABERGÉ. Compr. sobre as alças 56 cm; Alt. 31 cm; Compr. da concha 35 cm