• Post author:

A visita irá abordar a exposição individual de Angelo Venosa, organizada por Paulo Venancio Filho, no Instituto Casa Roberto Marinho.

Exposição individual de Angelo Venosa, organizada por Paulo Venancio Filho, no Instituto Casa Roberto Marinho.
Exposição individual de Angelo Venosa, organizada por Paulo Venancio Filho, no Instituto Casa Roberto Marinho.

 

Venosa é um dos artistas mais representativos da cena contemporânea das artes visuais.. Sua obra influenciou artistas de diferentes gerações e o debate sobre sua obra é tomar contato com uma obra intrigante que ampliou definitivamente o conceitos de escultura, objeto, desenho e instalação.

A visita acontece na Casa Roberto Marinho, dia 26 de agosto as 12 h. O percurso da exposição deve absorver duas horas dedicadas a um mergulho na obra de um dos nomes mais importantes da arte contemporânea brasileira, Angelo Venosa. A mostra individual panorâmica a ser aberta publicamente na Casa Roberto Marinho sob a curadoria de Paulo Venancio Filho ocupará os 1.200m² de área expositiva do instituto cultural no Cosme Velho, Zona Sul do Rio de Janeiro, reunindo 85 trabalhos de um arco temporal que vai do início da década de 1970 às últimas obras realizadas em 2021.

A mostra homenageia um dos mais relevantes escultores brasileiros, que participou de algumas exposições realizadas pela Casa Roberto Marinho, e reafirma o interesse do instituto pela arte contemporânea”, comenta o diretor Lauro Cavalcanti.

De acordo com o curador, que acompanhou a trajetória artística de Angelo Venosa (São Paulo, 1954 – Rio de Janeiro, 2022) desde os primórdios, a exposição apresenta um amplo panorama de sua produção absolutamente singular. E revela a complexidade de seu pensamento escultórico expresso em obras de grandes dimensões ou de pequeno formato, construídas a partir da diversa gama de materiais que caracteriza seu processo criativo.

Felipe Scovino é professor, crítico e curador. Organizou exposições sobre Cao Guimarães, Emmanuel Nassar, Franz Weissmann, Lygia Clark, entre outros artistas. Escreveu sobre arte contemporânea brasileira em periódicos nacionais e internacionais.

Ana Beatriz Britto é professora e organizadora de grupos de estudo de História e Filosofia da Arte. Mestre em História Social da Cultura, na linha de pesquisa de História da Arte e Arquitetura, e especialista em Arte e Filosofia, ambos pela PUC-Rio, desenvolveu pesquisa sobre Richard Serra e o Minimalismo, com dissertação intitulada “Richard Serra: escultura” (2018).

Inscrições para visita pelo 21- 99989-3786

Voltar para a home aqui