• Post author:

Fortes D’Aloia & Gabriel – kurimanzutto

 

ABRAHAM CRUZVILLEGAS Otras rutas 13, 2023 - kurimanzutto
ABRAHAM CRUZVILLEGAS Otras rutas 13, 2023

 

Artistas

Abraham Cruzvillegas, Adriana Varejão, Álvaro Lapa, Anderson Borba, Damián Ortega, Erika Verzutti, Ernesto Neto, Gabriel Orozco, Haegue Yang, Leonor Antunes, Luiz Zerbini, Márcia Falcão, Marina Rheingantz, Mauro Restiffe, Nairy Baghramian, Sergej Jensen, Sofía Táboas e Wilfredo Prieto.

A Fortes D’Aloia & Gabriel (Brasil) tem o prazer de convidar a kurimazutto (México e EUA) para colaborar na edição de 2023 da exposição de verão na Comporta. Com base na vontade de estabelecer modelos alternativos e projetos colaborativos, ao longo de julho e agosto, a Casa da Cultura da Comporta recebe 18 artistas contemporâneos para uma mostra coletiva que representa a confluência de narrativas e desejos de ambas as galerias. A Fortes D’Aloia & Gabriel e a kurimanzutto trabalharam em conjunto para alcançar um resultado curatorial que personifica as suas identidades singulares.

ERIKA VERZUTTI Small God, 2022
ERIKA VERZUTTI Small God, 2022

 

Nas palavras de Alexandre Gabriel, um dos sócios e diretores da Fortes D’Aloia & Gabriel, “esta é a terceira iteração de um projeto em expansão que já trouxe retornos positivos e relações enriquecedoras para além dos limites físicos de uma galeria/exposição/feira de arte. A Casa da Cultura é o resultado da reabilitação de um antigo celeiro de arroz que, desde os anos 60, opera como cinema e centro cultural da região.

GABRIEL OROZCO Dé Fruit, 2017
GABRIEL OROZCO Dé Fruit, 2017

 

A entidade promotora da Casa da Cultura é a Fundação Herdade da Comporta, uma organização sem fins lucrativos que com o objetivo de trabalhar junto à de perto com a comunidade local para promover a inclusão e a sustentabilidade.

As duas edições anteriores deram-nos uma ideia da envergadura e do alcance deste espaço para receber curadores, artistas e galeristas num destino de férias de verão que proporciona encontros espontâneos e aproximações mais orgânicas. Este ano, decidimos enveredar por um projeto mais ambicioso em parceria com a kurimanzutto. O cruzamento entre o programa das duas galerias é uma oportunidade para ver obras que aproximam géneros, abordagens e conceitos distintos de diferentes geografias e backgrounds”.

LEONOR ANTUNES el n13 en Chimalistac, 2018
LEONOR ANTUNES el n13 en Chimalistac, 2018

 

Tal como nas edições anteriores, a exposição acontece em duas partes, com tempos e temas distintos, apresentando uma seleção notável, incluindo obras inéditas. A primeira parte, a inaugurar no dia 8 de julho, foca-se no mundo natural como algo externo.

Os trabalhos exploram a abundância das formas no universo dos fenômenos, traduzidos em dispositivos artísticos que fundem o natural e o artificial. A lógica sistêmica visível em jardins, paisagens e na arquitetura está presente em esculturas, fotografias e pinturas, nas quais os artistas combinam táticas de organização formal com determinadas configurações de espaço orgânico e construído. Com obras de Abraham Cruzvillegas, Álvaro Lapa, Anderson Borba, Gabriel Orozco, Haegue Yang, Leonor Antunes, Luiz Zerbini, Marina Rheingantz, Mauro Restiffe e Wilfredo Prieto.

Fortes D’Aloia & Gabriel - kurimanzutto
LUIZ ZERBINI Musa miraculosa, 2023

 

Fortes D’Aloia & Gabriel – kurimanzutto

A segunda parte da exposição, que inaugura no dia 5 de agosto, reúne obras que abordam formas de representar o corpo, de devaneios inconscientes a narrativas místicas. Partindo de uma separação rigorosa entre a mente e a matéria, os trabalhos focam-se no potencial alusivo de materiais heterogéneos, incorporando informação sensorial para além do campo puramente visível.

Os artistas comprimem múltiplas cronologias em objetos que carregam traços da manualidade e manifestam uma sintonia com os ritmos e ciclos naturais. Com obras de Adriana Varejão, Damián Ortega, Erika Verzutti. Ernesto Neto, Márcia Falcão, Nairy Baghramian, Sergej Jensen e Sofía Táboas. 

MÁRCIA FALCÃO Posição 15, da série Ioga Psicológica, 2023
MÁRCIA FALCÃO Posição 15, da série Ioga Psicológica, 2023

 

“Este projeto reflete o lado colaborativo que a Fortes D’Aloia & Gabriel tem alimentado desde o início”, diz Maria Ana Pimenta, diretora internacional e porta-voz da exposição, ao explicar os motivos que sustentam esta iniciativa artística, acrescentando: “este formato nos dá a liberdade de estabelecer diálogos com galerias parceiras, instigando novas sinergias. Para além disso, a vertente mais artística e criativa da região está cada vez mais pulsante, abrindo caminho para a Comporta se tornar um lugar idílico para uma exposição de verão”.

 Monica Manzutto, cofundadora da kurimanzutto, acrescenta: “Estamos entusiasmados com este convite da Fortes D’Aloia & Gabriel, tendo em conta que o aspecto colaborativo faz parte da kurimanzutto desde a sua criação. Promover diálogos e encontros entre artistas de diferentes regiões e gerações é uma prática que valorizamos. O local onde iremos apresentar esta exposição permite a ambas as galerias manter uma âncora na Europa e, ao mesmo tempo, trazer novas visões do panorama artístico internacional para esta região fantástica”.

SOFÍA TÁBOAS Delta, 2022
SOFÍA TÁBOAS Delta, 2022

 

Após duas edições, a galeria pop-up de verão na Casa da Cultura da Comporta está preparada para receber uma nova e entusiasmante edição com nomes relevantes do cenário internacional. Um local idílico entre o oceano e os campos de arroz, desde há muito que a Comporta é um destino de férias, e este projeto afirma-se como um meio para enriquecer o horizonte cultural e artístico com uma proposta que vai para além do habitual.

Parte 1

Abertura: 8 de julho de 2023, das 16h às 20h

Período da exposição: 08 de julho a 31 de julho de 2023

Parte 2

Abertura: 5 de agosto, das 16h às 20h

Período da exposição: 05 de agosto a 31 de agosto de 2023

Visitação: Terça a Domingo 11h00 – 14h00 // 17h00 – 20h00

Endereço: Rua do Secador, Comporta – Portugal