• Post author:

A mostra, que inaugura o calendário do ano da galeria, apresenta obras inéditas produzidas entre 2022 e 2023.

Camomila

 

A VERVE apresenta “Estranho Comum”, primeira exposição individual de Adriel Visoto (Brazópolis, 1987) como artista representado pela galeria e sua primeira exposição individual na cidade de São Paulo. O pintor mineiro apresenta em seus trabalhos pequenas narrativas privadas, confessionais com toques autobiográficos em torno de experiências triviais e rituais cotidianos, vivenciados sobretudo no espaço doméstico. As pinturas são sempre desenvolvidas em pequenos formatos, escolha que acentua e reforça suas dimensões objectuais, domésticas e afetivas.

Acerca dos pequenos formatos característicos do trabalho, o curador Ivo Mesquita, que assina o texto crítico da mostra, ressalta sua qualidade enquanto “objetos preciosos e singulares, que miniaturas e pequenos formatos – sempre próximos das mãos, do olhar, do corpo – atravessaram os tempos guardando memórias, e persistem, conceito e forma, entre as práticas da pintura contemporânea.”. Evidenciando o momento de forte valorização da linguagem da Pintura Figurativa nos dias atuais, Mesquita ainda comenta como “a figuração tem esse efeito desviante, (…) introduzindo subjetividade, representação, sentimento no plano da representação. E o artista faz isso de forma elegante, sóbria e sedutora.”

Cômoda

 

As cenas retratadas poderiam sugerir uma narrativa de cunho puramente autobiográfico, por conta do caráter intimista e afetivo, mas não seria este seu aspecto principal, como conclui o curador: “Se alguma história está inserida nestes fragmentos, por vezes cinemáticos, a sua reconstrução é deixada ao espectador, que projeta na tela uma experiência semelhante ou diversa daquela representada.”

Adriel Visoto
Adriel Visoto é pintor, bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard da UEMG e mestre em Artes Visuais pela Unicamp. Na recente produção pictórica de Visoto, o artista vem criando pequenas narrativas privadas, confessionais e autobiográficas em torno de experiências triviais e rituais cotidianos, vivenciados sobretudo no espaço doméstico. As pinturas são sempre em pequenos formatos, escolha que acentua e reforça suas dimensões objetual, doméstica e afetiva.
Participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, além de ter
recebido prêmios e bolsas por sua produção artística. Seus trabalhos integram o acervo
permanente do Museu de Arte do Rio (MAR).

Encontro

 

Ivo Mesquita
Formado em Jornalismo (1972) e com bacharelado em História da Arte (1975) pela Universidade de São Paulo. Ivo também defendeu seu mestrado nesta mesma universidade. Diretor Artístico da Pinacoteca do Estado (2012-2015) e curador-chefe do mesmo museu de 2002 a 2012. Foi Curador-chefe da 28ª Bienal de São Paulo (2008).Foi Diretor Artístico do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM 2001-2002 ; Diretor Artístico da Fundação Bienal de São Paulo de 1999 a 2000. Das muitas exposições que idealizou e desenvolveu como curador, destacam-se: Fricciones, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri 2000 e Cartographies, Winnipeg Art Gallery, Canadá 1993.

Faísca

VERVE
A Verve é uma galeria de arte contemporânea fundada em São Paulo, em 2013. Nascida do entusiasmo e inspiração que animam o espírito da criação artística, a Verve é abrigo para diferentes plataformas de experimentação da arte contemporânea. A eloquência e sutileza que caracterizam o nome do espaço também estão presentes na cuidadosa seleção de artistas e projetos expositivos. Por entender que as linguagens artísticas compreendem processos contínuos e complementares, a galeria representa novos talentos e profissionais consagrados que transitam livremente entre a pintura, o desenho, fotografia, escultura e a gravura. Dirigida pelo artista visual Allann Seabra e o arquiteto Ian Duarte, a galeria ocupa um espaço no mezanino do histórico Edifício Louvre, em franco diálogo com o patrimônio construído da cidade de São Paulo. Na diversidade de seus espaços expositivos emergem possibilidades de curadoria que vão além do cubo branco, estendendo-se para a rua e cumprindo a função integradora entre a arte,
o público e a cidade.

Exposição: Estranho Comum
Artista: Adriel Visoto
Texto Crítico: Ivo Mesquita
Coordenação: Allann Seabra e Ian Duarte
Abertura: 04 de Março de 2023 [Sábado], das 11:00 as 17:00.
Período: 04 de Março [Abertura ao Público] a 04 de Abril de 2023.
Local: Galeria Verve – www.vervegaleria.com
Endereço: Avenida São Luis, 192 – Sobreloja 06 [Edifício Louvre] – República [Centro], São Paulo – SP.
Telefone: (11) 3237-3247
Horários: Terça a sexta-feira, das 11:00 às 18:00h / Sábado, das 12:00 às 17:00h
Número de obras: 14
Técnica: Pintura.
E-mail p/ Contato: contato@vervegaleria.com

Fast Food

 

Mezanino e metrópole

 

Natureza morta