• Post author:

 Galerias – Jaqueline Martins, Mendes Wood DM e Vermelho evidenciam a arte brasileira na ARCOmadrid, que acontece de 22 a 26 de fevereiro na capital espanhola. Nesta edição, o evento tem a expectativa de alcançar números positivos, em níveis pré-pandemia, e espera receber cerca de 90 mil visitantes.

As três galerias brasileiras, que fazem parte do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), se juntam às mais de 200 expositoras, vindas de 36 países, e integram a seção “Nunca o Mesmo”, que destaca as formas, práticas e sensibilidades da arte latino-americana.

A Galeria Jaqueline Martins propõe um diálogo inédito entre Hudnilson Jr, um dos dos mais emblemáticos artistas de sua geração, influenciando toda a cena artística brasileira., não só através da sua produção individual, entre as décadas de 70 a 2000, mas principalmente por seu papel ativo como personalidade catalisadora de coletivos e exposições experimentais, e Lia D Castro, cuja prática artística incorpora muita intimidade com os temas que relata.

Suas pinturas, fotografias e desenhos são resultado de um longo período de relacionamento com seus retratados, entre conversas, leitura, sexo, estudos teóricos, e outras nuances da conexão humana. 

A Mendes Wood DM apresenta uma seleção de artistas que fazem parte do seu portfólio, incluindo os brasileiros Maria Auxiliadora, Castiel Vitorino Brasileiro, Paulo Monteiro, Paulo Nimer Pjota, Solange Pessoa, Marina Perez Simão e Lucas Arruda, que estará em Madrid também com a exposição individual “Assum Preto”, curada por Hans Ulrich Obrist. A mostra é apresentada pela Fondazione Sandretto Re Rebaudengo e ficará em cartaz até 8 de março, na Biblioteca del Ateneo de Madrid

Já a Galeria Vermelho propõe um diálogo entre Marcelo Moscheta e Iván Argote, com suas mais recentes produções. Combinando texto e imagem, cada artista utiliza a superposição como método narrativo.

 Fotos Divulgação

VERMELHO – GEO LOGICA – 2022 – Marcelo Moscheta

 

Jaqueline Martins ´Lia D Castro – A TRAVESSIA DO RUBICÃO – tinta óleo, tinta acrílica e grafite sobe tela

 

Solange Pessoa, Sem título da série Sonhíferas, 2020-2021, óleo sobre tela, 158 x 150 cm – Créditos do artista e Mendes Wood DM