• Post author:

 

HEIVA 2023 os jet setters europeus se jogam rumo ao Tahiti

Com colaboração de Adriano Beraldi

Em 1881, quando a França obteve grande parte da Polinésia Francesa da Inglaterra, também concedeu à população local um dia de festa, 14 de julho, que na França comemora o Dia da Bastilha. Gradualmente, à medida que o arquipélago começou a adquirir cada vez mais independência da França, Heiva I Tahiti tornou-se algo mais do que uma simples celebração, tornando-se um símbolo de orgulho e tradição cultural.

Durante o evento, toda a população das ilhas do Tahiti homenageia a tradição local com músicas, cantos e danças. Seu significado em termos culturais é grande: durante o Heiva, pessoas do arquipélago da Polinésia Francesa se encontram no Tahiti para um mês inteiro de festividades e competições. As danças são criações únicas: desde as letras aos arranjos e aos figurinos, tudo se baseia num tema histórico ou lendário. Durante o evento, são realizadas uma série de competições esportivas, também ligadas de alguma forma às antigas atividades atléticas.

Diversidade de eventos e natureza de tirar o fôlego, tradições e esportes polinésios, praias vulcânicas e sítios arqueológicos: são estes os elementos com os quais o Tahiti, a principal ilha da Polinésia Francesa, fascina quem quer descobri-la no verão, por ocasião do Heiva Nui, a grande festa que anima o Tahiti e suas ilhas do final de junho ao final de julho.

 

Todos os anos, o Tahiti celebra o Heiva Nui (Heiva em taitiano significa festa e Nui significa grande): dançarinos, cantores, atletas e artesãos dos cinco arquipélagos da Polinésia Francesa se reúnem na ilha para fazer parte do emocionante evento em homenagem à cultura polinésia.

Durante um mês inteiro, o Tahiti se torna palco de eventos esportivos, como a Heiva va’a i Tahiti, as clássicas competições de va’a (a tradicional canoa polinésia) e a Heiva Tu’aro ma’ohi, competições características do Maohi como a escalada em coqueiros, levantamento de pedras ou corridas de carregadores de frutas.

HEIVA 2023

Intercontinental Bora Bora Resort – Thalasso spa

 

Ao mesmo tempo, as escolas polinésias de canto e dança, o tradicional Ori Tahiti, se apresentam nos dias que preparam o ponto alto da grande festa: a cerimônia de premiação, no final de julho, durante a qual são declarados os vencedores.

As muitas atividades e excursões que o Tahiti oferece podem se alternar com os shows do Heiva. A melhor forma de descobrir o coração verde da ilha, por exemplo, é fazer trekking para descobrir o vale Papenoo, cheio de sítios arqueológicos e cachoeiras espetaculares. A subida do Monte Aorai (2.066 m) é muito agradável e pode ser feita mesmo sem guia. Para os fanáticos por fitness, no entanto, deve-se ter em mente que existem vários percursos profissionais de caminhadas e mountain climbing que também duram vários dias.

Os amantes do mar, por outro lado, podem descobrir o litoral próximo à baía de Punaauia alugando um catamarã ou, se novatos, fazendo aulas de vela. Os mais intrépidos podem experimentar a tradicional canoagem polinésia ou aulas de surf, enquanto aqueles que querem desfrutar de umas férias relaxantes podem simplesmente assistir às competições de surf realizadas em Tehaupoo, na costa oeste do Tahiti, que todos os anos recebe as provas do Billabong Tahiti Pro.

Quem quiser combinar as visitas culturais com o espetáculo de Heiva tem muitas opções de escolha entre os muitos museus que a principal ilha da Polinésia Francesa oferece: começando pelo Museu do Tahiti e suas ilhas, ou o Museu da Pérola Negra do Tahiti ou mesmo de a casa de James Norman Hall, visitando um dos famosos marae, os antigos locais de culto pagão compostos de simples blocos de pedra e madeira, dedicados aos deuses taitianos.

Tahiti é o lar dos Mahaiatea, Arahurahu, Anapua e Farehape marae onde, além dos ritos religiosos, eram coroados soberanos, celebrados casamentos, realizados conselhos de guerra. Hoje os marae abrigam reconstruções históricas, mesmo durante a Heiva, mas ainda há um ar solene e uma aura de mistério.

Imperdível é o animado mercado de Papeete, cujas barracas abrigam os coloridos sarongs, que os vendedores ajudam com prazer a usar à la tahitienne; a tradicional tapa, tecidos obtidos trabalhando e batendo a casca das plantas, hoje muitas vezes emoldurados; e os tifaifai, artefatos tradicionais tecidos com flores exóticas e frutas em desenhos simétricos.

Juntamente com essas esplêndidas criações artesanais, flores e frutas frescas típicas do Tahiti são vendidas junto com o lendário monoї, o óleo de beleza à base de Tiare, a variedade de gardênia que cresce apenas nessas ilhas.

The Saint Regis – Bora Bora Resort

 

HEIVA 2023

Os estrangeiros são bem-vindos para participar do Heiva. Há várias competições abertas para qualquer pessoa que deseje participar, incluindo danças tradicionais, canto e música. Além disso, há também muitas apresentações e eventos abertos ao público, onde os visitantes podem ver as performances e desfrutar da cultura polinésia.

É importante notar, no entanto, que muitos dos eventos são realizados em taitiano, o idioma principal da Polinésia Francesa, então é aconselhável ter alguém para traduzir as informações, ou buscar por tradução em grupos de turismo ou informações turísticas da região.

Existem várias rotas de voo que conectam o Brasil ao Tahiti, geralmente com conexões em cidades como Los Angeles, Paris e Santiago.

A Air France e a LATAM são algumas das companhias aéreas que oferecem voos diretos entre São Paulo e Papeete, via Paris, e existem algumas outras opções de rotas com conexão em Los Angeles ou outras cidades como a cidade de Santiago do Chile. 
Os cidadãos brasileiros normalmente não precisam de visto para entrar na Polinésia Francesa para estadias de até 90 dias.

Durante o período do Heiva, o Tahiti oferece várias opções de turismo de luxo para os visitantes que desejam desfrutar da cultura polinésia e do festival ao mesmo tempo.

Algumas sugestões incluem:

Hospedagem de luxo: existem vários hotéis e resorts de luxo no Tahiti, como o InterContinental Bora Bora Resort & Thalasso Spa, o Le Taha’a Island Resort & Spa, o The St. Regis Bora Bora Resort, entre outros, que oferecem acomodações luxuosas, serviços personalizados e vistas deslumbrantes do oceano.

Excursões privadas: é possível contratar excursões privadas para conhecer as ilhas e participar de atividades, como navegação de catamarã, mergulho, snorkeling, caminhadas, entre outras, com um guia particular que pode adaptar a programação de acordo com seus interesses.

Jantares e festas exclusivas: durante o Heiva, há várias festas e jantares exclusivos que são organizados em hotéis e resorts de luxo, onde os visitantes podem desfrutar de comida deliciosa e música ao vivo enquanto apreciam as belas paisagens do oceano.

Compra de artesanato e joias: o Tahiti é conhecido por suas joias e artesanato feito à mão, como perolas e tapearias. Comprar esses itens é uma excelente maneira de levar um pedaço da cultura polinésia para casa.

Assistir a apresentações de dança tradicional: durante o Heiva, há várias apresentações de dança tradicional que são realizadas em hotéis e resorts de luxo, onde os visitantes podem desfrutar de performances incríveis e aprender mais sobre a cultura polinésia.

A cultura do Tahiti é rica e diversificada, e tem raízes nas tradições polinésias e francesas. Alguns aspectos da cultura tahitiana incluem:

Dança: A dança é uma parte importante da cultura tahitiana, e as danças tradicionais incluem a hura (dança de saudação), a tamure (dança de praia) e a ote’a (dança de guerra).

Arte: A arte tahitiana é conhecida por sua colorida e expressiva tatuagem, assim como por suas pinturas e esculturas.

Música: A música tahitiana é rica e diversificada, e inclui tanto a música tradicional polinésia como a música moderna.

Gastronomia: A gastronomia tahitiana é baseada em frutos do mar, frutas e vegetais, e inclui pratos tradicionais como po’e (compota de frutas), ika mata (peixe cru marinado) e roasted pork.

Cultura religiosa: A cultura religiosa tahitiana é fortemente influenciada pela religião tradicional polinésia, conhecida como “ma’ohi”, que inclui a adoração de deuses e ancestrais.

Vestuário: O vestuário tradicional tahitiano inclui o “pareu” (saia larga) para homens e mulheres e “tiare” (flor) como acessório.

LE TAHA-A by Pearl Resorts

 

www.heiva.org
www.tahititourisme.pf

Hotels
www.thalasso.intercontinental.com
www.marriott.com/the-st-regis-bora-bora-resort
www.letahaa.com