• Post author:

Por ocasião da abertura de seu novo espaço expositivo na Vila Madalena, em São Paulo, a Luciana Caravello Arte Contemporânea apresenta Marcelo Macedo, artista carioca que faz da matéria descartada veículo de acesso às possibilidades de uma geometria sutil que traz à tona reflexões sobre repetição e o ato de criar.

O texto crítico é de Eduarda Freire

Inaugurando o novo espaço da Luciana Caravello Galeria de Arte Contemporânea na cidade de São Paulo, a primeira exposição individual de Marcelo Macedo apresenta 24 pinturas de tinta acrílica sobre madeira e 04 trabalhos de tecelagem (fotografias costuradas). A exposição ocupa uma das salas da galeria – que passa a funcionar num espaço da Vila Madalena, em coworking com a Bolsa de Arte de Porto Alegre.

Sobre o trabalho de Marcelo Macedo, Eduarda Freire comenta: “É importante conhecer o processo na realização do trabalho do artista para melhor compreender sua obra: sua pesquisa vem de um lugar que o artista chama de Comando Miragem. Trata-se de um impulso condutor, uma ilusão sedutora que desafia as tendências das leis naturais, ao mesmo passo que reafirma a camada de espiritualidade inerente ao ato de criar. Marcelo faz da matéria descartada veículo de acesso à fortuna das promessas vazias.

Vê além da casca dos descartes coletados, e glorifica a matéria rejeitada ao escavá-la até encontrar a gema preciosa velada pela ação do abandono, contrariando dessa forma uma inutilidade até então atribuída. Toda matéria apropriada carrega, simultaneamente, um histórico e um compromisso: passado e futuro”.

 

Marcelo Macedo
Marcelo Macedo

 

Marcelo Macedo

 

Marcelo Macedo

 

O ARTISTA

Marcelo Macedo (1983) é natural do Rio de Janeiro/RJ, onde vive e trabalha. É graduado em Desenho Industrial. Após se formar, partiu para novos experimentos como ilustração, toy art e arte urbana. É na rua que ele desenha e recolhe materiais para esculturas – muitas vezes madeiras encontradas em caçambas ou objetos encontrados ao acaso, que servem de suporte para suas intervenções e trabalhos. É um dos artistas do espaço independente Casa Voa, no Rio de Janeiro
 
O artista participou nesse ano da exposição “A Quarta Geração Construtiva no Rio de Janeiro”, curadoria de Paulo Herkenhoff na FGV Cultural no Rio de Janeiro além de “Conexão pouco decolagem”, curadoria de Sonia Salcedo, no Espaço Cultural dos Correios.

Participou, ao longo de sua carreira, de exposições individuais e coletivas tanto no Brasil como no exterior. Entre elas destacam-se:

Aurora do Sol preto: A2+Mul.Ti.Plo, Araras Vale das Videiras (2018,
Petrópolis);

Innate Practices, Low Gallery, (2014, San Diego);

Até àBeira, Graphos S/A (2012, Rio de Janeiro);

De fora para dentro, Centro Cultural dos Correios (2019, Rio de Janeiro),

ArteCore, MAM, (2016, Rio de Janeiro) e Conjunção, Wozen (2016, Lisboa).

TEXTO CRITICO

Eduarda Freire é bacharel em artes visuais pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP/SP. Artista plástica, desenvolve pesquisa sob a ótica da espiritualidade. É fundadora e idealizadora da plataforma Gema (2021-2023), dedicada à promoção de jovens artistas. Busca reunir os princípios da Ayurveda em suas ações no campo das artes
plásticas. É residente na MERU – Maharishi European Research University em Vlodrop, Holanda.

LUCIANA CARAVELLO GALERIA DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Ao longo dos anos, Luciana Caravello Galeria de Arte Contemporânea vem consolidando sua posição como um espaço de vanguarda.

Fundada por Luciana Caravello, desde 2011 a galeria desempenha um papel fundamental no mercado de arte como uma influente promotora de artistas contemporâneos, tanto no âmbito nacional quanto internacional.

A história da galeria é marcada por uma série de mudanças e adaptações ao longo dos anos, muitas vezes se confundido com a biografia de sua diretora – carioca formada em Comunicação Social, Luciana Caravello sua trajetória tem início com a criação da Galeria Arte em Dobro e, na sequencia, a Luciana Caravello Galeria de Arte Contemporânea – ambas no Rio de Janeiro.

Em 2020, em meio à pandemia, muda-se para São Paulo e, percebendo a transferência do mercado de arte para as plataformas e ambientes virtuais, cria um novo modelo de negócio: uma galeria mais compacta, ágil, focada 100% no atendimento on-line e personalizado da cliente.

Inovando mais uma vez, Luciana se reinventa num novo modelo de negócio: um coworking com outra galeria dividindo um espaço na Vila Madalena – a idéia é somar esforços e dar continuidade a sua visão dinâmica, expandindo e aprimorando a sua galeria.

Marcelo Macedo abre exposição individual no novo espaço de Luciana Caravello Arte Contemporânea dia 08/11 na Vila Madalena

“VERSO DO OLHO” – MARCELO MACEDO
Texto crítico: Eduarda Freire
Realização: Galeria Luciana Caravello
SERVIÇO
Local: Galeria Luciana Caravello
Rua Mourato Coelho, 790 – Vila Madalena, São Paulo SP
Tel: (11) 91850.2266 email:marlise@lucianacaravello.com.br
Abertura: 08 de novembro de 2023, quarta-feira, das 17 as 21h
Visitação: de 9 de novembro de 2023 a 13 de janeiro de 2024

2a a 6a feira, das 10 as 18h