• Post author:

 

No Sábado, 01/07, Martha Pagy Escritório de Arte inaugura 3 individuais com pinturas, desenhos e objetos-escultóricos do artistas Gui Machado, Laura Erber e Paulo Damásio.

GUI MACHADO, 1984, que vive e trabalha no Brooklyn/NY, apresenta INTERSEÇÃO e nos fala: “A minha nova série é baseada na interseção entre o preto e o branco, a tela e a tinta, o consciente e o subconsciente, RJ e NY, a arte sonora e a visual, o processo e o resultado.

Gui Machado - MARTHA PAGY
Gui Machado

 

Após anos desenvolvendo essa técnica eu encontrei a maturidade no meu trabalho. Já não me questiono mais sobre o processo pois continuo me surpreendendo com novas formas de me relacionar com a prática de estúdio. Nesse último ano tive que me desapegar de parte do meu acervo quando o estúdio onde eu estava trabalhando pegou fogo. Por um tempo isso me causou muita dúvida, mas depois de muita reflexão eu percebi que algumas obras não vão durar para sempre e isso é um ciclo assim como o da vida. O que importa é o que eu aprendi durante o processo, que vai influenciar as pinturas posteriores.”

Gui Machado
Gui Machado

 

Gui Machado é brasileiro, radicado no Brooklyn, Nova Iorque, desde 2011, quando iniciou seus estudos na SVA (Escola de Artes Visuais), tendo como foco a pintura. Desde 2012, Gui Machado tem participado de exposições nos EUA, Europa e Brasil, assim como de duas edições da ArtRio pela Martha Pagy Escritório de Arte.

LAURA ERBER, 1979, carioca que vive e trabalha entre Haia e Leiden/Holanda, nos fala da mostra Sobre Pequenas Histórias de Evasão: “Há alguns anos integrei o desenho à minha rotina. Em outra ocasião escrevi que o desenho é minha cachaça, também poderia dizer que o
desenho é uma profissão de fé sem Deus, um exercício de visualizar o que não tem existência visual.

Laura Erber
Laura Erber

 

Embora vocês possam reconhecer nas imagens folhas de papel, cadeiras e mesas, não encaro estes desenhos como retratos de objetos. (…) Para mim desenhar tem sido um antídoto contra o imperativo de fazer sentido no qual a linguagem oral e escrita nos enreda, mas é também um modo de percorrer o desejo de escrever e seus percalços quando o escrever
ainda não se atrelou a um tema ou conteúdo. Desenho como método de interrogação do enigma da escrita. (…) Estes desenhos falam do sonho de uma escrita que se escreve a si mesma, emancipada das neuroses da autoria.

Num sentido mais telúrico, os desenhos me ajudam a fazer a passagem entre minhas diferentes atividades – são uma pontuação, uma escansão, criam um ritmo. Desenhar
é também escrever fora do papel, no duplo sentido, fora do papel de escritor(a), e fora dos limites da literatura. Talvez por isso as folhas de papel apareçam flutuando, num espaço sem nome ou gravidade. Alguns são cenas de leitura, e são todos Pequenas Histórias de Evasão porque as próprias linhas estão em estado de rebelião, ou entregues ao balbucio, aos caprichos de uma protolíngua eternamente a caminho, ou adormecida sobre a língua que diz sempre coisas demais e coisas de menos, a porção inarticulada do que se articula.”

Laura Erber
Laura Erber

 

Escritora, artista e editora. Suas obras foram exibidas em diversos museus e centros de arte no Brasil e no exterior, tais como Fondació Miró, Le Plateau, Jeu de Paume, Grand Palais, Casa Européia da Fotografia, CIAP Vassivière, Museu de Arte Contemporânea de Moscou, Skyve Ny Kunstmuseum, Palais de Beaux Arts de Paris, Centro Cultural Banco do Brasil, MAM-Rio e Casa de Cultura Laura Alvim. Recebeu bolsas do Le Fresnoy (França), Akademie Schloss Solitude (Alemanha), VlaanderenPen Center (Bélgica).

PAULO DAMÁSIO, 1994, vive e trabalha entre São Paulo e Rio de Janeiro. Pintor e artista intermídias, formado em Pintura pela UFRJ e egresso da EAV. Através de pinturas, esculturas digitais e físicas, performance e poesia, Damásio cria um jogo de linguagens paradoxais. Dele nos fala a artista Patrizia D’Angello: “Sobre Paulo Damásio, virginiano, perfeccionista e intenso que também pode, em certas ocasiões, responder por uma miríade de variações de seu nome (…) podemos dizer que sua Arte é sua verdade, que caminha pela vida borrando as divisas, atravessando fronteiras para lhes apagar as bordas, que gosta de com uma só cajadada criticar e afirmar. Paulo, o Damásio, o ambivalente, se interessa muito por misturas, híbrido que é se transborda para além de si, não teme a auto-ficção, ao contrário, faz dela seu escudo e sémem.

Paulo Damásio
Paulo Damásio

 

Sua pintura se expandiu e se espraiou em assemblages, ready-mades customizados, games, site specifics, textos, áudios, objetos fetichizados e sacrosacanas, dispostos numa expografia tal que ninguém escapará de uma experiência imersiva nesse campo de paradoxos.” Suas obras estão em relevantes coleções particulares e institucionais como o Museu de Arte do Rio – MAR.

Paulo Damásio
Paulo Damásio

 

Entre suas exposições, destaca-se “POPFRITO”, um programa de mostras individuais: A antologia, em São Paulo no espaço GEMA, com textos dos artistas Cabelo e Patrizia
D’Angello (2022) e a expo-videogame com texto de Alvaro Seixas (2020).

Martha Pagy inaugura 3 individuais com pinturas desenhos e objetos-escultóricos do artistas Gui Machado Laura Erber e Paulo Damásio no dia 1 de julho

 

Exposição: 03 de Julho a 26 de Agosto de 2023
Visitas somente por agendamento:
• whatsapp – 21 98141-3234
• e-mail – marthapagy.escritoriodearte@gmail.com