• Post author:

Além dos shows e talks, o festival contará com agenda diurna de experiências, sets de DJs patrocinados por Heineken®, feira de marcas independentes e visitação de galerias de arte e jardins do Instituto

MECA (Inhotim)
MECA (Inhotim)

 

São Paulo, julho de 2023 – O MECA (Inhotim) está de volta com programação de shows, DJs, festas, projetos musicais, talks, experiências, feira de produtores e de designers nacionais nos dias 4, 5 e 6 de agosto no Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). Os shows do palco principal ficam por conta de artistas como Daniela Mercury, Adriana Calcanhotto, Luedji Luna, Russo Passapusso com Antônio Carlos & Jocafi, Rodrigo Amarante, Lamparina, Tuyo, Ana Frango Elétrico, Wealstarcks junto do rapper FBC, Melly, L’homme Statue e Las Ligas Menores.

A programação completa com horários será enviada em breve.

As atrações serão divididas entre o Palco Principal (Magic Square), a Igrejinha e o Auditório.

Serão realizados diversos talks, que irão englobar arte, cultura, sustentabilidade, diversidade, comunicação e relação com redes sociais. Entre os convidados, participarão Giovanna Nader (comunicadora), André Carvalhal (@natgeo), Milly Lacombe (jornalista), Chico Barney (jornalista), Bárbara Paz (atriz), Bruna Carvalho (atriz) e Alberto Pereira Jr (diretor, roteirista e apresentador).

Também durante o dia, haverá discotecagem, a cargo de vários dos mais destacados integrantes da cena musical no Heineken® Stage, como: DJs Jaka ( j_a_k_a_), Disco Creme, Aerobica, Zaidan ( dzaidan), Kingdom ( djkingdom_), Kabulom (@kabulom_), Lázara dos Anjos ( dosanjoslazara), Carol Mattos ( carolmatto.s), Bebela Dias ( bebeladiax) e Diogo Strausz ( diogostraus).

A MECA (Market), tradicional feirinha com marcas independentes de roupas, jóias e acessórios, entre outros, reunirá marcas de Belo Horizonte e São Paulo, como: @hazocomalupa; @sol_brand_; @opo.atelie; @rocustore; @lote_oficial; @naturezadocabelo; @ojambu_bags; @pelomundo.aflora; @c.o.r.d.e; @voadortecelagem; @mietta_bh, dentre outras.

Além dos talks e do MECA (Market), a Igrejinha também abrigará duas festas durante o festival: a Heavy Love e a Alta Fidelidade, oferecidas por Blue Moon, a craft beer parceira do evento.

Com o apoio da PRIO, empresa de inovação e energia, o MECA (Inhotim) oferece a Mostra PRIO no auditório do museu. Nas sessões, serão exibidos os filmes “Belchior: Apenas um Coração Selvagem” (com painel de comentários com os diretores Camilo Cavalcanti e Natália Dias), “Cássia Eller” e “O Barato de Iacanga”.

Com os filmes, o festival promoverá pocket shows exclusivos para o público: Ana Cañas canta Belchior, Flora canta Cássia e Dora Morelenbaum & Julia Mestre cantam O Barato de Iacanga. E também o Energy Walk PRIO, after do segundo dia do festival, que consiste em um cortejo ao som de Bike System e Bloco da Bicicletinha, percorrendo o caminho desde o Receptivo até a saída do museu.

As experiências e talks acontecem entre 12 horas e 17 horas na sexta-feira e no sábado; e entre 11 horas e 14 horas no sábado e no domingo. Já os DJs sets diurnos começam a partir das 17 horas no Heineken® Stage.

 

ARTISTAS NO LINE

Daniela Mercury é anunciada como headliner no lineup do MECA (Inhotim) 2023
Daniela Mercury é anunciada como headliner no lineup do MECA (Inhotim) 2023

 

A rainha do axé, Daniela Mercury, levará ao festival o show do álbum Baiana, em especial homenagem a Zé Celso Martinez. O repertório terá músicas do álbum novo: Bombinha, Baiana, Mulheres do Mundo e Me Dê, além de várias outras canções da minha história, como Proibido o Carnaval, Banzeiro, Nobre Vagabundo, Mutante e O Canto Da Cidade, que completa 30 anos em 2023.

Adriana Calcanhotto - MECA
Adriana Calcanhotto – MECA

 

Em turnê com o show Errante, título do seu álbum lançado em março deste ano, a cantora Adriana Calcanhotto apresentará um repertório composto por clássicos da sua discografia, como Mais Feliz e Naquela Estação, de João Donato, Caetano Veloso e Ronaldo Bastos.

Luedji Luna estará no palco principal do Inhotim após turnê por países da Europa e no Canadá, com show de seu disco mais recente, O Bom Mesmo é Estar Debaixo D’Água Deluxe, lançado em 2022. Seu repertório incluirá dez faixas inéditas, definidas pela cantora como uma continuação de O Bom Mesmo é Estar Debaixo D’Água.

O trio formado por Russo Passapusso, Antônio Carlos e Jocafi executará músicas de seu álbum mais recente, de 2022, e várias das canções mais conhecidas de cada um deles. Por exemplo, Mirê Mirê, Pitanga, Vapor de Cachoeira, Aperta o Pé, Catendê, ao lado de Você Abusou, Glorioso Santo Antônio e Quem vem lá (de Antonio Carlos & Jocafi), Paraquedas e Flor de Plástico (do primeiro disco de Russo Passapusso).

 Com o show do disco Drama, também de 2022, Rodrigo Amarante, artista do Los Hermanos, se exibirá no festival com seu projeto solo e sucessos da banda, formada também por Marcelo Camelo, Rodrigo Barba e Bruno Medina.

O trio curitibano Tuyo, indicado ao Grammy Latino, forma uma combinação de sentimentos e sons difícil de ser encaixada em algum rótulo. Para o MECA (Inhotim), a banda vai mostrar seu EP deste ano, o “Depois da Festa”, lançado em janeiro de 2023.

Lamparina, banda mineira, retorna ao Inhotim celebrando o sucesso de Zam Zam, seu segundo disco de estúdio. Com som que caminha pela música popular brasileira e pelas colagens sônicas latinas, o grupo não define um chaveamento estético rígido, mas tem plena consciência de toda a mistura que se propõe a fazer, passeando por R&B, pagode baiano, canção brasileira e reggae, com arranjos arquitetados sem perder de vista um embrulho pop

Ana Frango Elétrico também vai reproduzir hits da turnê de seu premiado álbum Little Electric Chicken Heart. Misturando influências que passeiam dos anos 1950 aos 2000, um rock balada jazz com sonoridades antigas e experimentais em colisão, o álbum foi considerado Revelação Musical de 2019, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), além de receber indicações ao Grammy Latino (melhor álbum de rock em língua portuguesa) e ao Prêmio Multishow da Música Brasileira (Disco do Ano e Revelação).

O produtor e DJ francês Wealstarcks e o rapper FBC se encontram em um espetáculo que vai misturar a cultura francesa à brasileira. Os dois artistas criaram, em parceria, a canção Vai Ser Livre, citada como uma válvula de escape para os problemas do cotidiano.

A cantora e compositora baiana Melly é dona de uma sonoridade que junta o Brasil ao R&B. Seu EP Azul, de 2021, é, ao mesmo tempo, intenso, tranquilo e leve. Mistura a potência do gênero norte-americano com as batidas da musicalidade baiana.

Projeto musical do artista afro-francês Loïc Koutana, L’homme Statue, se apresentará pela primeira vez em Inhotim. Vai mostrar as músicas de seu primeiro álbum intitulado Ser, que harmoniza diversos gêneros musicais, incluindo techno, funk, R&B, disco e trap.

A banda argentina Las Ligas Menores se formou em 2011, em Buenos Aires, e já tem uma indicação ao Grammy Latino. Através de uma sonoridade indie rock com pop, com toques dos anos 90, o grupo faz a estreia no Brasil trazendo os importantes sucessos, os singles Piedra del Águila, La Nieve e Hice todo mal (indicada como melhor canção de rock no Grammy Latino 2021), além de faixas dos álbuns Las Ligas Menores (2014) e Fuego Artificial (2018). 

Talks MECA (Inhotim)

Local: Igrejinha 

Sexta-feira (4 de agosto)

  • “Perspectivas e disseminação de aspectos culturais brasileiros” — com Mônica Ventura e Deri Andrade. Mediação de Lucas Menezes.
  • “Aqui, numa coreografia de retornos, dançar é inscrever no tempo: conversa sobre educação da 35ª Bienal de São Paulo” — com Thiago Gil e Tailice Nascimento.
  • “Ricardo Aleixo e a letra como imagem, som, corpo e espaço tensionado” — com Ricardo Aleixo. Mediação de Natália Alves.
  • Arte em trânsito e em todas as direções.” — com Paulo Bruscky e Ana Ralston. Mediação de Claudia Sehbe.
  • “Pós-sustentabilidade: estamos vivendo no Século da Regeneração?” — com Giovanna Nader, André Carvalhal e Daniel Conti. Mediação de Fantini Forbeck.

 

Sábado (5 de agosto)

  • “A nova comunicação: inovação, colaboração e memes” — com Martchela, Chico Barney e Fernando Schlaepfer. Mediação de Fantini Forbeck.
  • “Novos caminhos para a diversidade nos afetos LGBTQIA+” — com Milly Lacombe e Pedro Cruz. Mediação de Fantini Forbeck.
  • “O estranho familiar e o gênero na obra de Virgínia Woolf e Victor Arruda” — com Gilda Pitombo, Beta Maria e Victor Arruda. Mediação de Cláudia Sehbe.
  • #CaminheComElas Mulheres que potencializam mulheres por Johnnie Walker – com Bárbara Paz, Marta Supernova, Danielle Cavalher. Mediação de Giovanna Nader.
  • Visita guiada #CaminheComElas por Johnnie Walker — com Bárbara Paz, Marta Supernova, Danielle Cavalher e Giovanna Nader. 

Domingo (6 de agosto)

  • “Como a arte pode ajudar a destravar o fluxo criativo em cada um?” — com Pedro Garcia de Moura (Pepe Garcia).
  • “3 anos após o maior incêndio no Pantanal: um trabalho diário.” — Com Marcele Becker e Cassiana Garcia, fundadoras do AMPARA animal.
  • Economia da atenção: Verdade, relevância e propósito para além do selo azul. – com Bruna Carvalho, Alberto Pereira Jr e Aline Borges. Mediação de Fatini Forbeck.

 

Programação diurna de DJs do MECA (Inhotim)

Local: Palco Heineken

Sexta – feira ( 4 de agosto)

  • Bebela Dias
  • Zaidan
  • DISCO CREME
  • Aerobica

Sábado (5 de agosto)

  • Jaka
  • Kingdom
  • Kabulom
  • Diogo Strausz

Domingo (6 de agosto)

  • Lazara dos Anjos
  • Carol Mattos

Mostra PRIO

Local: Auditório

Sexta – feira (4 de agosto)

“Belchior: Apenas um Coração Selvagem”

Sessão comentada com diretores Camilo Cavalcanti e Natália Dias

Exibição do filme “Belchior: Apenas um Coração Selvagem”

Pocket show Ana Cañas canta Belchior

Sábado (5 de agosto)

Pocket show Flora canta Cássia
Exibição de filme “Cássia Eller”, dirigido por Paulo Henrique Fontenelle

Domingo (6 de agosto)

Pocket show Dora Morelenbaum e Julia Mestre cantam O Barato de Iacanga
Exibição do filme “O Barato de Iacanga”, do diretor Thiago Mattar

 Lineup de shows por dia

Palco Magic Square

 Sexta-feira (4 de agosto)

  • Melly
  • Rodrigo Amarante
  • Adriana Calcanhotto
  • Lamparina
  • L’homme Statue (Loïc Koutana & Zopelar)

 Sábado (5 de agosto)

  • Tuyo
  • Las Ligas Menores
  • Luedji Luna
  • Daniela Mercury
  • Wealstarcks + FBC

 Domingo (6 de agosto)

  • Ana Frango Elétrico
  • Alto Da Maravilha (Russo Passapusso + Antonio Carlos & Jocafi)

MECA (Inhotim)

4, 5 e 6 de agosto de 2023

Inhotim: Rua B, 20, 35460-000 Brumadinho

Passaporte (para os três dias) 4º lote – Inteira: R$1.580,00

Passaporte (para os três dias) 4º lote – Meia Entrada: R$ 790,00

 Ingressos por dia:

Sexta: R$ 290 (meia), R$ 580 (inteira);

Sábado: R$ 390 (meia); R$ 780 (inteira);

Domingo: R$ 190 (meia); R$ 380 (inteira)

Ingressos disponíveis via ingresse.

Mais informações no Instagram do MECA 

Sobre o MECA

O MECA é uma plataforma multicultural viva que conecta pessoas, fortalece comunidades, produz e publica conteúdos próprios, promove festivais e cria experiências. Escolhemos o desafio de gerar impacto positivo, influenciar o futuro de uma nova geração e transformar a realidade em que vivemos. E celebramos o que existe de melhor no mundo, desde 2010.

SITE | INSTAGRAM 

 

Voltar para a home aqui