• Post author:

 O bartender carioca Cassiano de Sousa Melo, chefe de bares do Hotel Fairmont Rio, é o vencedor do Jose Cuervo Paloma Competition 2023 com o drinque Paloma Nocturna. A competição desafiou os profissionais a criarem a melhor releitura do clássico coquetel Paloma.

Inspirado nos mistérios da noite, o Paloma Nocturna é um convite para desvendar seus segredos. Feito com a tequila Jose Cuervo Tradicional, Grapefruit super juice, cordial Timur Berry e xarope de chá Lapsang Souchong, o drinque traz mais complexidade ao Paloma e exalta as características da tequila Jose Cuervo Tradicional.

“Cuervo significa corvo, um pássaro que transita entre os dois mundos. Minha versão de Paloma é inspirada em sua simbologia e mistério. O Paloma Nocturna mostra o lado oculto do clássico Paloma, um coquetel refrescante e solar. Foi criado para acompanhar uma noite de festa com uma pitada de mistério (que a noite traz!)”, comenta Cassiano sobre sua criação.

Em segundo e terceiro lugar ficaram os coquetéis Monochrome da bartender Waka Morishita, chefe de bar do Astrolab, em Curitiba (PR), e Sombrero Brasileño, do bartender e torrador Gabriel Ribeiro da Silva, do Salaz Brasil, em Paraisópolis (MG).

O júri foi composto por Leonardo Brettas – Diretor Regional América Latina e Caribe Casa Cuervo, Michel Felício, embaixador de Casa Cuervo Luxury Brands no Brasil, Michel Berndt – fundador da Tuaq Ice e do perfil (Mix_o_Logic) e Hugo Delgado, sócio da Taquería La Sabrosa. Sob o comando de Marco de La Roche – consultor de bares e fundador do site Mixology News – os quesitos para avaliação do Jose Cuervo Paloma Competition foram: aroma, sabor, textura, técnica, apelo visual, equilíbrio dos ingredientes, Inspiração e criatividade, hospitalidade e uso consciente dos ingredientes entre outros.

O vencedor da competição receberá como prêmio uma viagem ao México para conhecer a Destilaria La Rojeña, em Jalisco, o berço da tequila no mundo, além de cinco mil reais. Já o 2º e 3º colocados, a quantia de R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente. E, todos os finalistas, foram presenteados com uma vaga no Curso de Consultoria e Gestão de Bar na Drink.Lab.

“Cuervo Paloma é leve, refrescante, a cara do Brasil. Com o concurso, além de mostrar a versatilidade da tequila na coquetelaria, queremos colocar luz nesse coquetel icônico”, comenta Leandra Cappelli, gerente de Jose Cuervo no Brasil. 

Esta foi a primeira edição do Jose Cuervo Paloma Competition. Mais de 260 bartenders de todo Brasil se inscreveram para a competição que contou com seis finalistas Cassiano de Sousa Melo – Paloma Nocturna (RJ); Waka Morishita – Monochrome (PR); Gabriel Ribeiro da Silva – Sombrero Brasileño (MG); Claudemir Oliveira de Araújo – Las Visitas (GO), Wilson Oliveira Pereira – Chica ou Galega? (SP) e Vitor Morais – Magdalena “Kahlo” (PE).

O drinque Paloma recebeu o nome em homenagem a La Paloma (“A Pomba”), a popular canção folclórica composta no início da década de 1860. Alguns dizem que foi criado pelo lendário barman Don Javier Delgado Corona, proprietário do La Capilla, em Tequila, no México.

O bartender carioca Cassiano de Sousa Melo é o vencedor do Jose Cuervo Paloma Competition 2023 

Confira as receitas dos drinques vencedores:

Paloma Nocturna | Cassiano de Sousa Melo

  • 50 ml Jose Cuervo Tradicional
  • 30 ml Grapefruit Super juice
  • 10 ml cordial Timur Berry
  • 10 ml xarope de chá lapsang souchong
  • 2 gotas de solução salina
  • 1 twist de grapefruit

Coloque os ingredientes em uma coqueteleira com cubos de gelo e faça o throwing para aerar e gelar o drinque. Passe para um copo baixo com um cubo de gelo e finalize com um twist de grapefruit.

 Monochrome | Waka Morishita

  • 40 ml Jose Cuervo Tradicional
  • 15 ml xarope de grapefruit
  • 10 ml Amaretto del Orso
  • 15 ml Strega
  • 60 ml espumante brut rose
  • 20 ml redução de espumante brut rose

Em uma coquetelaria com gelo, bata os 5 primeiros ingredientes. Sirva em dupla coagem com gelo novo no copo baixo e complete com espumante. Guarneça com tomilho e flores comestíveis.

Sombrero Brasileño | Gabriel Ribeiro da Silva

  • 50 ml Jose Cuervo Especial Silver
  • 15 ml mix de cítricos (toranja+limão cravo)
  • 50 ml infusão de capim limão com páprica picante e calda de agave azul
  • 60 ml de cerveja fruitbier com pomelo

Em um copo longo com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e mexa levemente. Finalize com gomo de laranja com tempero picante.

Como é o Paloma original?

A receita mais comum (e saborosa) é a base de tequila prata, refrigerante de grapefruit, suco de limão e uma gentil borda de sal. Mais simples impossível, em um copo longo crustado com sal (que tal flor de sal?) coloque cubos de gelo, tequila, limão e mexa bem. Finalize com refrigerante de grapefruit e mexa levemente. Se quiser, finalize com uma fatia de grapefruit.

Beba com Moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos

Jose Cuervo Paloma Competition

 

Leo Brettas, Carolina Oda, Marco de la Roche, Cassiano Melo, Hugo Delgado, Michel Felicio e Michel Berndt

 

 bartender
Cassiano de Sousa Melo