A Portas Vilaseca tem o prazer de apresentar “DOGMA”, nova exposição individual do artista Arthur Palhano, que será inaugurada no próximo sábado, dia 11 de fevereiro.
Ocupando os três andares do edifício da galeria em Botafogo, a mostra tem a curadoria de Clarissa Diniz e reúne trabalhos que o artista carioca radicado em São Paulo vem desenvolvendo ao longo dos últimos três anos, apresentando um recorte transversal que, ao entrecruzar obras de diferentes linguagens, temas e épocas, dá a ver alguns dos principais interesses e procedimentos de sua obra.
É o caso, por exemplo, da presença de instâncias diversas do “ícone”, ao qual Palhano se dedica na intenção de se aproximar dos modos pelos quais um ícone é social e esteticamente produzido e celebrado, mas também profanado, desafiado, desconstruído. Nesta investigação, Palhano recorre à história da arte, ao cristianismo e à instituição escolar, perfazendo uma crítica tão estética quanto política aos modos como ficcionalizamos nossas adorações, ordens e desmontes.
A individual também apresenta obras que aprofundam a presença da vida, da morte, do tempo e da (im)permanência na trajetória do artista carioca. Para tanto, reúne desenhos e pinturas inéditas em torno do gênero da natureza morta, bem como trabalhos em realidade virtual e apropriações.
“DOGMA” é uma oportunidade ímpar de travar contato com a obra desse artista que tanto reverencia quanto enfrenta a canônica história da arte e sua própria posição em seu seio, de modo a circunscrever questões estético-políticas que atravessam tempos e espaços, mantendo-se presentes.
É o que enunciam as próprias paredes da galeria, que acolhem o mesmo gesto de prospecção, descamação e ranhura que marca parte das pinturas recentes de Palhano, espiralando o tempo e trazendo, aos nossos olhos e percepções, índices de memórias que julgávamos soterradas.
“DOGMA” marca a primeira edição do “Verão na Vila“, novo programa da Portas Vilaseca que passa a abrir o calendário anual de exposições da galeria com ações e projetos especiais de artistas e curadores convidados.
A abertura acontece entre 14h00 e 18h00 na Rua Dona Mariana, 137 – casa 2 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ.
Este evento faz parte do CIGA (de Verão) – Circuito Integrado das Galeria de Arte, ação promovida pela ArtRio que propõe um roteiro de ocupação das galerias e instituições culturais, aproximando o público carioca desses espaços (que contam com visitação e acesso gratuitos).
SOBRE O ARTISTA
Arthur Palhano nasceu em 1996 no Rio de Janeiro (RJ) e atualmente vive e trabalha em São Paulo (SP). Em 2019, participou do Programa de Formação e Deformação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), onde atuou como monitor do curso “Exercícios Fundamentais da Pintura”, entre 2017 e 2021. Na sua prática em pintura, investiga a interlocução simbólica entre os objetos e a construção pictórica a partir de exercícios de subtração. Nos últimos anos, o artista tem participado de diversas mostras coletivas e individuais, entre elas: “Doce Bálsamo” (Espaço Oásis, Rio de Janeiro, 2022), “Decomposição e Fetiche” (Fábrica Bhering – Ateliê Vivian Caccuri, Rio de Janeiro, 2022) e “Futuração” (Galeria Aymoré, Rio de Janeiro. 2021).
SERVIÇO
Programa “Verão na Vila” apresenta:
DOGMA – Arthur Palhano
Curadoria: Clarissa Diniz
Abertura: 11 de fevereiro, sábado, 14h00 – 18h00
Exposição segue em cartaz até 18 de março
Visitação: de terça a sexta-feira, das 11h00 às 19h00 e aos sábados, das 11h00 às 17h00
Entrada gratuita
Portas Vilaseca Galeria
Rua Dona Mariana, 137 – casa 2 – Botafogo – Rio de Janeiro, RJ
Website: www.portasvilaseca.com.br
Instagram: @portasvilaseca @veraonavila