• Post author:

A Portas Vilaseca tem o prazer de apresentar “DOGMA”, nova exposição individual do artista Arthur Palhano, que será inaugurada no próximo sábado, dia 11 de fevereiro

“DOGMA” – Arthur Palhano

 

Ocupando os três andares do edifício da galeria em Botafogo, a mostra tem a curadoria de Clarissa Diniz e reúne trabalhos que o artista carioca radicado em São Paulo vem desenvolvendo ao longo dos últimos três anos, apresentando um recorte transversal que, ao entrecruzar obras de diferentes linguagens, temas e épocas, dá a ver alguns dos principais interesses e procedimentos de sua obra.

“DOGMA” – Arthur Palhano

 

É o caso, por exemplo, da presença de instâncias diversas do “ícone”, ao qual Palhano se dedica na intenção de se aproximar dos modos pelos quais um ícone é social e esteticamente produzido e celebrado, mas também profanado, desafiado, desconstruído. Nesta investigação, Palhano recorre à história da arte, ao cristianismo e à instituição escolar, perfazendo uma crítica tão estética quanto política aos modos como ficcionalizamos nossas adorações, ordens e desmontes.

“DOGMA” – Arthur Palhano

 

A individual também apresenta obras que aprofundam a presença da vida, da morte, do tempo e da (im)permanência na trajetória do artista carioca. Para tanto, reúne desenhos e pinturas inéditas em torno do gênero da natureza morta, bem como trabalhos em realidade virtual e apropriações.

DOGMA” é uma oportunidade ímpar de travar contato com a obra desse artista que tanto reverencia quanto enfrenta a canônica história da arte e sua própria posição em seu seio, de modo a circunscrever questões estético-políticas que atravessam tempos e espaços, mantendo-se presentes. 

“DOGMA” – Arthur Palhano

 

É o que enunciam as próprias paredes da galeria, que acolhem o mesmo gesto de prospecção, descamação e ranhura que marca parte das pinturas recentes de Palhano, espiralando o tempo e trazendo, aos nossos olhos e percepções, índices de memórias que julgávamos soterradas.

DOGMA marca a primeira edição do “Verão na Vila“, novo programa da Portas Vilaseca que passa a abrir o calendário anual de exposições da galeria com ações e projetos especiais de artistas e curadores convidados.

“DOGMA” – Arthur Palhano

 

A abertura acontece entre 14h00 e 18h00 na Rua Dona Mariana, 137 – casa 2 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ. 

Este evento faz parte do CIGA (de Verão) – Circuito Integrado das Galeria de Arte, ação promovida pela ArtRio que propõe um roteiro de ocupação das galerias e instituições culturais, aproximando o público carioca desses espaços (que contam com visitação e acesso gratuitos).

“DOGMA” – Arthur Palhano

 

SOBRE O ARTISTA

Arthur Palhano nasceu em 1996 no Rio de Janeiro (RJ) e atualmente vive e trabalha em São Paulo (SP). Em 2019, participou do Programa de Formação e Deformação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), onde atuou como monitor do curso “Exercícios Fundamentais da Pintura”, entre 2017 e 2021. Na sua prática em pintura, investiga a interlocução simbólica entre os objetos e a construção pictórica a partir de exercícios de subtração. Nos últimos anos, o artista tem participado de diversas mostras coletivas e individuais, entre elas: “Doce Bálsamo” (Espaço Oásis, Rio de Janeiro, 2022), “Decomposição e Fetiche” (Fábrica Bhering – Ateliê Vivian Caccuri, Rio de Janeiro, 2022) e “Futuração” (Galeria Aymoré, Rio de Janeiro. 2021).

“DOGMA” – Arthur Palhano

 

SERVIÇO

Programa “Verão na Vila” apresenta:

DOGMA – Arthur Palhano

Curadoria: Clarissa Diniz

Abertura: 11 de fevereiro, sábado, 14h00 – 18h00

Exposição segue em cartaz até 18 de março

Visitação: de terça a sexta-feira, das 11h00 às 19h00 e aos sábados, das 11h00 às 17h00

Entrada gratuita

Portas Vilaseca Galeria

Rua Dona Mariana, 137 – casa 2 – Botafogo – Rio de Janeiro, RJ

Website: www.portasvilaseca.com.br

Instagram: @portasvilaseca @veraonavila

“DOGMA” – Arthur Palhano