• Post author:

Design, decoração e arte tiveram encontro marcado nesta terça-feira (26/03), no Arquivo Contemporâneo de Ipanema, em grande estilo. A data foi escolhida pelo empresário João Caetano para lançar, com exclusividade no Rio, sete móveis inéditos (com tiragem limitada) assinados pelo designer e marceneiro Fernando Mendes, expostos no piso térreo da loja.

As peças, que tem peculiaridades e inspirações distintas, foram criadas, desenvolvidas e prototipadas em sua oficina, no Vale das Videiras (Petrópolis), e algumas receberam nomes de vizinhos amigos que o rodeiam por lá. “As formas e soluções estruturais, apesar de mudarem de peça para peça, tem uma essência em comum na matéria-prima, principalmente a madeira e a valorização da artesania, do feito à mão”, diz Mendes, que tem 22 anos de trajetória e preside o Instituto Sergio Rodrigues.

No mesmo dia foram inauguradas a nova vitrine conceitual da loja, assinada pelo premiadíssimo escritório Jacobsen Arquitetura (com a espreguiçadeira Luiza, do Fernando Mendes, em destaque) e a exposição de artes visuais “A natureza de cada um”, com 30 obras de sete artistas (Alberto Saraiva, André Sheik, Andréa Lins, Esther Bonder, Irmãs Gelli, Maria Gabriela Rodrigues e Marina Ribas), selecionados pela curadora de arte Christiane Laclau, da Artmotiv (@ArtMotiv.Brasil).

Arquivo
Fernanda Carminate João Caetano Pedro Kastrup e Luiza Baeta

“Design e arte sempre caminharam juntos e essa sinergia fica ainda mais evidente em nossos lares, onde uma obra de arte valoriza um móvel assinado e vice-versa. Por isso, promover eventos que misturem públicos dos dois segmentos tem sido nosso objetivo nos últimos anos”, conclui João Caetano, sócio do Arquivo.

Fotos Ari Kaye

Felipe Freitas

 

Ana Indio da Costa e Fernando Mendes

 

Marcia Muller e Manu Muller

 

Arquivo Contemporâneo de Ipanema promoveu ontem(26/03) noite de arte e design

Nina Arbex Dea Arbex e Cesar Neubert

 

João Caetano e Lala Guimarães