• Post author:

Pintora radicada em Berlim há mais de trinta anos, considerada uma das mais importantes artistas brasileiras, Cristina Canale lança seu livro “Faces” (Nara Roesler Livros e Act) e conversa com o curador Victor Gorgulho.

Nara Roesler Rio de Janeiro tem o prazer de convidar, no dia 14 de março de 2024, às 19h, para o lançamento do livro “Faces” (Nara Roesler Livros e Act), dedicado à produção da pintora Cristina Canale às séries de retratos, com textos dos curadores Galciani Neves e Victor Gorgulho, 224 páginas e 130 imagens.

Cristina
Cristina Canale

 

O livro “Faces” reúne 103 obras criadas por Cristina Canale desde 2006, além de detalhes que destacam as pinceladas com texturas das tintas, colagens de tecidos e o seu caderno de anotações, que dá muitas pistas sobre seu processo criativo. As obras são majoritariamente de faces de mulheres – corpo-paisagem, como definiu Galciani Neves –, e a artista conta que começou a fazer esses retratos há mais de dez anos, mas que só há sete passou a mostrá-los.

“Os retratos começaram a partir de um momento no processo que passei a focar nas partes do corpo separadamente, criando narrativas a partir só de pés, mãos, e… rostos. Meio que a parte pelo todo… Daí para entrar nos retratos como um território iconográfico foi um pulo”, explica.

Cristina Canale

“O retrato é um território vasto que vai da abstração à narrativa. Alguns foram feitos a partir de pessoas bem conhecidas, mas sem preocupação de figurar estes personagens. Apenas usei elementos da imagem”, comenta.

Celebrando em 2024 quarenta anos de trajetória, iniciada na histórica mostra “Como Vai Você, Geração 80?”, em 1984, na EAV Parque Lage – que teve curadoria de Marcus Lontra Costa, Paulo Roberto Leal (1946-1991) e Sandra Magger (1956-2018).

Cristina Canale

 

Cristina Canale, carioca de 1961, tem obras em importantes coleções no Brasil e no exterior, como Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Pinacoteca de São Paulo, Itaú Cultural, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC-Niterói), Hall Art Foundation, em Derneburg, Alemanha, e Vermont, Estados Unidos, e Museum No Hero, em Delden, Holanda.

Cristina Canale abriu recentemente a individual “A Casa e o Sopro”, no Instituto Ling, em Porto Alegre, com curadoria de Daniela Labra, que ficará em cartaz até 1ª de junho de 2024.

Cristina Canale

 

Cristina Canale