• Post author:

O celebrado artista apresenta 10 obras inéditas, numa investigação acerca da luz, a intimidade e a passagem do tempo.

A galeria Verve inaugura, no dia 24 de fevereiro, a primeira exposição individual de Mauro Piva em sua sede no Edifício Louvre. Conhecido pelo realismo de suas obras, em que a figuração pictórica funciona como suporte para a emoção estética, o artista investiga em suas pinturas aspectos tanto do campo analítico como da percepção.

A Luz (cacto lavabo)
A Luz (cacto lavabo)

 

“Para Piva, tal emoção começou pelos corpos humanos que protagonizaram sua produção por anos. A partir de 2009, no entanto, as formas reveladas em suas pinturas passaram a materializar-se em plantas, flores e frutos e tornaram-se também mais verossímeis, levando seu espectador muitas vezes a questionar a realidade”, comenta Ana Carolina Ralston, que assina o texto crítico da exposição.

Por meio de trabalhos realizados em aquarela, tinta acrílica, passando por guache, grafite e impressão digital, Piva representa cenas do cotidiano de sua própria casa, onde plantas, objetos e a própria luz atuam como protagonistas. Através da veracidade da representação de uma flora domesticada, reconhecidas imediatamente pelo expectador, suas pinturas se conectam também ao estilo de vida urbano da contemporaneidade.

A Luz (cempasúchil sala)
A Luz (cempasúchil sala)

 

Dessa forma, por meio da projeção desses elementos, também é possível acessar a pesquisa de Piva em torno do tempo: “um tempo escolhido para capturar com seu pincel os diferentes momentos do ciclo vital da natureza, como o amadurecer dos frutos, o murchar das flores e o cair das pétalas. Tempo que fica explícito pelo caminhar da tinta ao encontro da luz, convidando-nos a refletir sobre recomeços e futuros possíveis em cada período de nossas próprias vidas”, completa Ralston.

A Luz (orquídeas e cacto varanda)
A Luz (orquídeas e cacto varanda)

 

Serviço:

Exposição: Mauro Piva
Artista: Mauro Piva
Texto Crítico: Ana Carolina Ralston
Coordenação: Allann Seabra e Ian Duarte
Abertura: 24 de Fevereiro de 2024 [Sábado], das 12:00 as 17:00.
Período: 24 de Fevereiro de 2024 [Abertura ao Público] a 25 de Março de 2024.
Local: Galeria Verve – www.vervegaleria.com

Endereço: Avenida São Luis, 192 Sobreloja 06 [Edifício Louvre] Centro, São Paulo – SP.
Telefone: (11) 3237-3247
Horários: Terça a sexta-feira, das 11:00 às 18:00h / Sábado, das 12:00 às 17:00h.
Número de obras: 10.
Técnica: Pintura e escultura.
E-mail p/ Contato: contato@vervegaleria.com

Tumbérgias I
Tumbérgias I

 

Mauro Piva

Bacharel em artes plásticas pela FAAP, Sp., Mauro Piva trabalha com desenhos, pinturas e esculturas. Questões de identidade/não identidade, cotidiano, existencialismo, afeto e referências acompanham a trajetória de Piva desde o começo de sua produção. Piva trabalhou com a representação da figura humana durante muitos anos, e aos poucos, plantas e flores foram substituindo os corpos. Suas narrativas são “abertas”, instigando o expectador e completá-las a partir das experiências pessoais de cada um. Posteriormente , elementos do cotidiano de trabalho do Artista, também passaram a aparecer em sua produção, assim como a representação de fragmentos do seu dia a dia no ateliê.

As técnicas minuciosas empregadas em seus trabalhos, algumas vezes podem remeter a uma representação hiper-realista, porém Piva faz questão de deixar claro que seus trabalhos não são nem pretendem ser hiper-realismo. Sempre deixando pistas que são pinturas ou esculturas, Piva não busca uma representação fiel do real, preferindo trabalhar com estereótipos, brincando com conceitos de representação e reconhecimento, pregando peças no olhar.

Desde 1999, expõe em individuas e coletivas e no Brasil e exterior. Tendo obras em importantes coleções como MAM SP (Brasil), MAC SP (Brasil), MAM Rio de Janeiro (Brasil), MAM Bahia (Brasil), MAR Rio de Janeiro (Brasil), IFF Ribeirão Preto (Brasil), Museu da Gravura de Curitiba (Brasil), Art ar Swiss Re (Suíça), Art C bater Hugo Voateng (Bélgica), Maxine and Stuart Frankel (EUA), JP Morgan (EUA) dentre outras. É representado pelas galerias Verve (SP), Enrique Guerrero (México) e Espacio Mínimo (Espanha). Em 2015 foi lançada uma monografia pela editora Cobogó, com texto de Marcos Moraes.

Ana Carolina Ralston

Ana Carolina Ralston é curadora de arte e jornalista. Atualmente atua como curadora independente, assinando textos e projetos para galerias e instituições ao redor do mundo. No ramo das artes, já integrou o time de galerias de arte comerciais como diretora artística e foi curadora do museu FAMA, em Itu/SP, de 2018 a 2020. Como jornalista, assina hoje como redatora-chefe da revista Moda, publicação mensal que acompanha o jornal O Estado de S. Paulo, sobre moda e cultura. Já foi também editora sênior de cultura e lifestyle da Vogue Brasil, entre 2013 e 2018, e assinou as edições de 2019 da Harper’s Bazaar Art.

Fez mestrado em jornalismo cultural pela Columbia New York University na Espanha e, atualmente, cursa pós-graduação em arte, crítica e curadoria na PUC-SP.

Galeria Verve

A Verve é uma galeria de arte contemporânea fundada em São Paulo. Nascida do entusiasmo e inspiração que animam o espírito da criação artística, a Verve é abrigo para diferentes plataformas de experimentação da arte contemporânea. A eloquência e sutileza que caracterizam o nome do espaço também estão presentes na cuidadosa seleção de artistas e projetos expositivos. Por entender que as linguagens artísticas compreendem processos contínuos e complementares, a galeria representa novos talentos e profissionais consagrados que transitam livremente entre a pintura, o desenho, fotografia, escultura e a gravura.

Desde 2016, é dirigida pelo artista visual Allann Seabra e o arquiteto Ian Duarte, e ocupa um espaço no mezanino do histórico Edifício Louvre, em franco diálogo com o patrimônio construído da cidade de São Paulo. Na diversidade de seus espaços expositivos emergem possibilidades de curadoria que vão além do cubo branco, estendendo-se para a rua e cumprindo a função integradora entre a arte, o público e a cidade.

Voltar para a home aqui