• Post author:

Com patrocínio master da Shell Brasil, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugurou, no dia 8 de março, o Museu do Jardim Botânico. Criado para apresentar o JBRJ como um centro de pesquisa e desenvolvimento científico de destaque mundial, o novo museu reúne exposições, conteúdos interativos e imersivos e ampla programação educativa e cultural.

Um dos destaques do MJB é a mostra temporária “Mbaé Kaá o que tem na mata: Barbosa Rodrigues entre plantas e pajés”, sob a curadoria do SELVAGEM, ciclo de estudos sobre a vida, esfera de aprendizagens e de práticas liderado por Anna Dantes e orientação de Ailton Krenak, que articula memórias e saberes indígenas, tradicionais, científicos, acadêmicos, artísticos e de outras espécies.

Mbaé Kaá – O que tem na mata: Tapyiyetá Enoyndaua João Barbosa Rodrigues (1842-1909) foi engenheiro, naturalista, botânico, escritor, etnógrafo e primeiro diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Falante do tupi antigo, do nheengatu e do guarani, ele escreveu em 1905 “Mbaé Kaá – O que tem na mata: Tapyiyetá Enoyndaua”, uma contundente defesa do conhecimento indígena. É uma fala muito importante, que de certa forma até hoje não foi ouvida, porque mostra como as ciências indígenas e não-indígenas podem uma aprender com a outra. E esta sala é um espaço de celebração, onde este encontro entre os saberes sobre plantas, sobre a natureza, é possível”, conta a curadora Anna Dantes.

Nas paredes estão reunidas algumas das cerca de 394 aquarelas que João Barbosa Rodrigues produziu em suas expedições à Amazônia, entre 1886 e 1887. Palmeiras desenhadas a partir de uma oficina na Escola Viva Guarani, localizada no Rio Silveira, estão em diálogo com as ilustrações de Barbosa Rodrigues de seu outro livro Sertum Palmarum Brasilienium, lançado em Bruxelas, em 1903.

Museu
Mbaé Kaá

 

Arte indígena
Nhe`ery é como os Guarani veem o território que costuma ser chamado de Mata Atlântica. Para os indígenas, este sentido é muito mais amplo e profundo, porque é onde os espíritos se banham, é uma composição de mundo com uma série de relações entre todos os seres visíveis e invisíveis. Pensando que estamos dentro da Mata Atlântica, trouxemos uma tela sobre o Nh`ery e uma tela sobre o Rio de Janeiro imerso dentro do Nhe`ery. São desenhos
coletivos, explica Dantes.

No centro da sala fica a instalação “Viva viva escola viva” , que foi exibida de dezembro de 2023 a janeiro de 2024 em uma exposição homônima, de artes e medicinas, na Casa França- Brasil. O trabalho, também coletivo, é uma grande celebração, como uma assembleia de diferentes seres, incluindo os visitantes, que podem se sentar no entorno do círculo, onde estão esculturas de diferentes animais em madeira, uma arte de narrativas, de contação de
histórias, produzidas pelos guaranis. E também compõem a mostra diferentes plantas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para trazer o campo da vida para o museu.

Audiovisual Guarani

Completam a exposição uma mostra com filmes em que Carlos Papá, cineasta, coordenador da Escola Viva Mbya Arandu Porã e liderança do Povo Guarani, revela um primeiro caminho ao encontro da língua Guarani e seus profundos significados originários. 

“São cinco filmes que foram gravados no Nhe`ery, e trazem uma atualização de memória ancestral, que caminha pela oralidade, e que é sobre isso que o Barbosa Rodrigues está falando no Mbaé Kaá, por isso que o nome da exposição diz “entre plantas e pajés”, porque ele está evocando esta escuta entre saberes;, completa Anna Dantes.

O Museu do Jardim Botânico fica em um casarão do início do século XX, localizado em um dos acessos ao Jardim Botânico. O IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, contratado pela Shell, é responsável pela gestão do espaço.

Museu do Jardim Botânico inaugurado 08/03 exibe arte indígena na exposição “Mbaé Kaá o que tem na mata: Barbosa Rodrigues entre plantas e pajés”

Serviço
Museu do Jardim Botânico
Abertura: sexta-feira, 8 de março, às 10h
Visitação: quinta a terça-feira (fechado às quartas-feiras)
Horário de funcionamento: 10h às 17h, com a última entrada às 16h
Entrada gratuita mediante retirada de ingresso pelo site
https://jbrj.eleventickets.com/#!/home

Jardim Botânico – Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008
*Há bicicletários e estacionamento exclusivo para pessoas com severas deficiências de
locomoção (veículos adesivados); permitida a entrada de carros para embarque e
desembarque de pessoas com dificuldades de locomoção (deficientes, idosos, grávidas).