• Post author:

Um dos mais respeitados e criativos arquitetos cariocas, Chicô Gouvêa é conhecido por seus projetos arquitetônicos e design de móveis e objetos, que realçam sua brasilidade e suas cores. Mas o que nem todo mundo sabe é que ele é dono de uma grande coleção, com milhares de itens, que começou ainda na infância, e que há anos decoram a sua icônica casa na Gávea.

Ascânio MMM

 

“Sou um curioso, sempre gostei de garimpar e colecionar coisas inusitadas, como um conjunto de apontadores chineses, por exemplo. E sempre gostei de viver cercado dessas coisas diversas, mas, com a idade, resolvi simplificar a vida”, conta Chicô Gouvêa, que não vai se desfazer de toda a sua coleção.

O leilão acontece on-line (www.bolsadearte.com) e as peças estão expostas na casa do arquiteto até o dia 26 de abril, com visitas mediante agendamento.

Chicô Gouvêa

Chicô Gouvêa sempre gostou de colecionar. Quando tinha 10 anos, começou a comprar livros em quadrinhos do repórter investigativo Tintin; a coleção de bonecos, no entanto, veio um pouco mais tarde. Por volta dos 18 anos, começou a colecionar soldadinhos de chumbo, que hoje possui aos milhares.

Francisco Brennand

“Em minha primeira viagem para a Europa comprei uma caixa de soldadinhos, depois duas, três, e virou uma coleção. De início eu trazia as peças de fora, mas depois conheci uma pessoa que fazia no Brasil, então parte da coleção é importada, parte nacional”, conta.

Guarda Montada nove miniaturas de soldados a cavalo em metal pintado

 

Ao longo dos anos, a coleção foi crescendo e sempre teve sua morada na casa-escritório do arquiteto, por se tratarem de peças afetivas, garimpadas uma a uma para seu acervo pessoal, para a sua convivência diária. 

Glauco Rodrigues

 

“Baseados no seu olhar plural e marcado pelo arbítrio do seu gosto pessoal, os objetos foram adquiridos por afeto, criando uma relação de intimidade no seu cotidiano, irradiando um verdadeiro saber vivenciado”, ressalta Vanda Klabin. 

Fotos Óskar Sjostedt

Serviço: Leilão Chicô Gouvêa

Dias 29 e 30 de abril e 2, 3 e 4 de maio de 2024, às 16h, no site Bolsa de Arte (www.bolsadearte.com)

Catálogo completo: https://www.bolsadearte.com/uploads/leiloes/catalogos/660dcf64a0bb5.pdf

Visitação: até o dia 26 de abril, de terça a sexta, das 11h às 16h30, com hora marcada através do telefone: (21) 99536.3771.

Nelson Leirner