• Post author:

Aos 87 anos, Satish Kumar ainda caminha pela Paz. Satish foi monge jainista na década de 40, participou do movimento Gandhiano e da reforma agrária na Índia na década de 50, atravessou o mundo a pé protestando contra o armamento nuclear durante a Guerra Fria, se mudou para a Inglaterra e lá fundou o Schumacher College, instituição educacional de referência global, voltada à cultura de não violência e à ecologia profunda.

Em abril deste ano, Satish vem ao Brasil para assistir ao primeiro corte do documentário Amor Radical, filme de Julio Hey sobre a trajetória de vida do ativista. O longa é um projeto original Aquarius, plataforma de streaming brasileira dedicada exclusivamente a conteúdo audiovisual sobre temas como saúde, bem-estar, meio ambiente, arte, ciência, tecnologia, psicologia e sociedade e é produzido pela Café Royal.

Satish
Satish Kumar e Julio Hey durante as filmagens do documentário em Rishikesh, Índia
Créditos: Divulgação | Café Royal

 

Em uma parceria inédita com a Comuna de Ibitipoca, Satish participará de uma imersão de três dias juntamente com 40 participantes que assistirão ao filme e se tornarão polinizadores do projeto e da mensagem do ativista.

Após a imersão, Satish participará de uma série de encontros promovidos pela Escola Schumacher Brasil, que há 10 anos sustenta o legado de Satish Kumar no Brasil. Os encontros serão realizados em parceria com a produtora Café Royal com a missão de promover o “Amor Radical”, movimento que convida os mais diferentes públicos a se mobilizarem em direção a uma vida mais consciente, generosa e participativa.
O ativista é uma demonstração viva do que pode ser alcançado quando a percepção do mundo e as ações cotidianas são preenchidas pelos poderes da simplicidade, integridade, colaboração e amor.

Ainda em abril, o público terá a oportunidade de participar de uma programação que inclui palestras gratuitas, o lançamento do livro Amor Radical, rodas de conversa com empresários, ativistas, lideranças indígenas, estudantes e figuras icônicas da cultura brasileira, no Rio de Janeiro e em São Paulo. No segundo semestre, com o lançamento do documentário, a mensagem do ativista ganha um maior alcance.

Satish Kumar vem ao Brasil para promover documentário “Amor Radical” em 2024

“Me encanta o lugar onde espiritualidade e ação se encontram. Essa tem sido uma busca contínua em minha jornada enquanto documentarista. Já tem muita gente para falar de problemas, precisamos falar de solução e eu sinto que ela começa dentro da gente. Quando conheci o Satish Kumar eu percebi que o caminho mais bonito para ser ativista é agir de um lugar curado, amoroso e que considera a vida algo muito precioso. Este filme, para mim, flutua entre o cinema, o ativismo e a devoção pela Vida”, comenta Julio Hey, diretor e sócio-fundador da Café Royal.
Sobre o filme

“Amor Radical”, realizado por Julio Hey, diretor e sócio da Café Royal, é um documentário que carrega uma linha tênue entre cinema, ativismo e espiritualidade. O filme revela uma abordagem única e inspiradora para a crise socioambiental contemporânea. Uma perspectiva que não tem como foco os alertas e a gravidade dos problemas e sim a mutualidade, diversidade e interdependência que constituem a vida.

Portanto, à medida em que revela a integralidade do compromisso vitalício de Satish com a vida, “Amor Radical” desconstrói a lógica nociva por trás do método cartesiano, patriarcal e capitalista de categorizar a existência, fortemente apoiado nas ideias de controle, separação e competição.
 

Julio Hey também é responsável pelas produções “Samadhi Road”, lançado em 2022, e “Do Amor Ninguém Foge”, documentário que retrata a imersão de dois irmãos na realidade de um sistema carcerário brasileiro, que trabalha na recuperação dos detentos por meio de um método humanizado.